Controle da Hipertensão no Diabetes – Atualização

Várias diretrizes e declarações de sociedades médicas são publicadas para ajudar os médicos a controlar a hipertensão em seus pacientes com diabetes.

Existe uma forte necessidade para o tratamento da hipertensão no diabetes a fim de diminuir os riscos vasculares nesta população.

O objetivo deste artigo é resumir as informações mais recentes e mais importantes no Controle da Hipertensão no Diabetes

A importância do manejo da hipertensão no diabetes no cenário da atenção primária não pode ser exagerada.

No Brasil se estima em mais de 14 milhões os portadores de diabetes.

Está exaustivamente provado que o portador de diabetes tem um risco maior que o restante da população em desenvolver doença cardiovascular (DCV). Adultos com diabetes são duas a quatro vezes mais propensos a morrer de doença cardíaca do que aqueles que não têm diabetes.

De acordo com estatísticas recentes da American Heart Association (AHA), pelo menos 68% dos pacientes com idade ≥65 anos que têm diabetes morrerão de alguma forma de doença cardíaca, e 16% morrerão de acidente vascular cerebral.

O diabetes também pode resultar em complicações microvasculares, como retinopatia, neuropatia e nefropatia, que são as principais causas de cegueira, amputação do pé e doença renal terminal, respectivamente.

A hipertensão é uma doença extremamente comum em pacientes com Diabetes tipo 2.

A prevalência de hipertensão é maior em pacientes com diabetes do que na população geral.

A razão pela qual nos preocupamos com diabéticos hipertensos é que as estimativas atuais são de que ~ 74% dos pacientes adultos com diabetes têm pressão arterial sistólica (PAS) ≥140 mmHg ou pressão arterial diastólica (PAD) ≥ 90 mmHg ou estão sob prescrição médica para pressão alta o que demonstra o risco que eles tem. de DCV.

A coexistência de hipertensão e diabetes aumenta a incidência de DCV e mortalidade e aumenta os riscos de nefropatia e retinopatia.

Dada a frequência da coexistência de diabetes e hipertensão em pacientes e o impacto significativo que ambos têm sobre o risco cardiovascular, o tratamento correto da hipertensão é de extrema importância em pessoas com diabetes.

Recomendações atuais: metas de pressão arterial no controle da hipertensão no diabetes

Os dados mostram melhores resultados com menos CVD e de menor mortalidade com pressão controlada para <130/80 mmHg em diabéticos.

Os benefícios com o controle adequado da pressão arterial promovem benefício em diminuir a ocorrência de infarto , acidente vascular cerebral e morte por DCV.

Estas diretrizes recomendam o início da terapia anti-hipertensiva para pacientes com diabetes a uma pressão arterial ≥130 / 80 mmHg com uma meta de pressão arterial <130/80 mmHg.

A escolha de um alvo de PAD <90 mmHg foi baseada na redução na morbidade e mortalidade cerebrovascular e uma diminuição na incidência de insuficiência cardíaca em pacientes que atingiram PAD <90 mmHg.

A Canadian Diabetes Association (CDA), publicaram diretrizes para o tratamento da hipertensão em pacientes com diabetes que recomendam uma meta de PAS <130 mmHg e uma meta de PAD <80 mmHg.

Terapia Inicial

Diabetes e Hipertensão: uma Combinação Assassina
Controle da Hipertensão no Diabetes

# Hipertensão   em pacientes com diabetes

Embora as mudanças no estilo de vida, incluindo modificações na dieta, redução de peso, aumento da atividade física, redução da ingestão de sal, cessação do tabagismo e higiene do sono, auxiliares mecanicos ( CEPAP) para quem sofra de apneia do sono, sejam conhecidas por melhorar a saúde metabólica e reduzir a pressão sanguínea – Certamente, as intervenções farmacológicas são frequentemente necessárias para alcançar metas ótimas de pressão arterial em pacientes com diabetes.

É por esta razão que as recomendações da ( Associação Americana de Diabetes) ADA, a terapia de primeira linha deve incluir uma classe de medicamentos com benefícios cardiovasculares demonstrados.

Para hipertensão na população geral, incluindo pacientes com diabetes, os diuréticos são recomendados como terapia de primeira linha

Nos pacientes com comprometimento renal as diretrizes do CDA sugerem que um IECA ou um BRA devem ser recomendados como terapia inicial.  Isto inclui aqueles com microalbuminúria e para aqueles com fatores de risco cardiovascular.

Discussão

As diretrizes e recomendações profissionais atuais para o manejo da hipertensão em pacientes com diabetes baseiam-se nos dados disponíveis.

O controle rigoroso foi associado a riscos reduzidos de desfechos importantes, incluindo morte por diabetes ou acidente vascular cerebral.
Controle da Hipertensão no Diabetes Entre os pacientes com diabetes, o tratamento intensivo foi associado a declínios significativos nos eventos cardiovasculares maiores.

É aceito a partir de resultados de estudo que uma meta de PAS mais intensa <120 mmHg em comparação com uma abordagem padrão, levou a uma taxa de resultados cerebrovasculares significativamente melhor no grupo intensivo.

Os idosos compõem uma população crescente de pacientes com múltiplas comorbidades, incluindo diabetes.

O cenário ideal de medição da pressão arterial realizado no cenário da pesquisa consiste em uma média de duas de três medições de pressão sanguínea feitas com um manguito apropriado, com 1 minuto de intervalo após 5 minutos de descanso em uma área tranquila com ou manômetro semiautomatizado.

Pesquisas recentes mostram claramente que as medições da pressão sanguínea tomadas sem o benefício dessas condições ideais tendem a superestimar a pressão sanguínea real.

Conclusão

Claramente, o controle da hipertensão diminui os riscos cardiovasculares no diabetes.

Embora estejamos testemunhando uma proliferação de diretrizes e recomendações que sugerem metas ótimas de pressão sanguínea na população com diabetes, há pouca evidência científica para apoiar o objetivo de metas mais baixas, do que <130/80 mmHg.

O médico devem abordar cada paciente individualmente e tentar oferecer o melhor das opções de tratamento disponíveis sem comprometer a segurança do paciente.

Dr. Joffre Nogueira Filho

Endocrinologista e Nutrólogo