Medicamentos para obesidade no Parkinson e Alzheimer

Os medicamentos para obesidade têm outro superpoder: controlar a inflamação

Estes alem de reduzirem o peso corporal também, diminuem a inflamação em órgãos como o cérebro, aumentando a esperança de que possam tratar as doenças de Parkinson e Alzheimer.

A última geração de medicamentos anti-obesidade conquistou o mundo, graças à sua eficácia no tratamento da diabetes e na redução de peso. Mas estes medicamentos também têm um superpoder menos conhecido: a capacidade de suprimir a inflamação.

As evidências sugerem que os medicamentos classificados como agonistas dos receptores GLP-1 – uma categoria que inclui marcas como Mounjaro, ozempic e Wegovy –reduzem a inflamação no fígado, rins e coração.

Os medicamentos parecem até diminuir a inflamação no cérebro, levando os cientistas a esperar que os compostos possam ser usados ​​para tratar as doenças de Parkinson e Alzheimer, ambas caracterizadas por inflamação cerebral.

Uma revisão recente listou mais de 20 ensaios clínicos que exploram os medicamentos como terapias para as duas condições.

Minha foto
MEDICAMENTO ANTI OBESIDADE NO TRATAMENTO DE PARKINSON E ALHZEIMER

• Efeitos em todo o corpo dos Medicamentos para obesidade no Parkinson e Alzheimer

Os estimuladores do receptor GLP-1 incluem semaglutida, comercializada como Wegovy para obesidade e Ozempic para diabetes, e tirzepatida, comercializada como Mounjaro para diabetes e Zepbound para obesidade.

Os medicamentos imitam um hormônio intestinal chamado peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1), que atua no cérebro para diminuir o apetite, além de controlar os níveis de açúcar no sangue.

Mas uma série de descobertas, muitas delas feitas nos últimos anos, demonstram a capacidade do hormônio e dos seus imitadores para acalmar a inflamação, causada por um ataque violento de substâncias químicas e das células imunitárias.

Numa experiência, um agonista do receptor GLP-1 chamado liraglutida aliviou a inflamação do fígado em ratos com fígado gordo.

Efeito de desinflamar o organismo foi observado em estudo com pessoas.

Em outros experimentos em camundongos, a liraglutida demonstrou potencial antiinflamatório nos rins e no coração. E o próprio GLP-1 reduz a inflamação no tecido adiposo em ratos obesos e diabéticos.

Sabemos, através de estudos em animais e em humanos, que estes medicamentos parecem reduzir a inflamação em quase todos os lugares.

As reduções no peso corporal e no açúcar no sangue desencadeadas pelos medicamentos provavelmente ajudam a controlar a inflamação. Mas alguns dos efeitos anti-inflamatórios dos medicamentos começam antes mesmo de ser alcançada uma perda significativa de peso. É por isso que os cientistas pensam que existe um mecanismo separado em jogo.

Medicamentos para obesidade no Parkinson e Alzheimer – Poder cerebral

Os cientistas notaram uma pista potencial: os receptores para GLP-1 são escassos nas células do sistema imunológico em muitos tecidos nos quais o hormônio e seus imitadores reduzem a inflamação, mas são abundantes no cérebro.

Vários Destes medicamentos melhoraram, nos ratos a inflamação.

Mas quando os investigadores usaram métodos genéticos ou medicamentos para bloquear os receptores destes medicamentos nos cérebros dos animais, os medicamentos perderm a função de reduzir a inflamação em múltiplos tecidos. As descobertas foram publicadas no Cell Metabolism em dezembro/23.

O artigo ajuda a avançar no campo ao demonstrar que, pelo menos em ratos, os efeitos anti-inflamatórios dos medicamentos são alcançados diretamente através dos receptores GLP-1 e são mediados pelo cérebro.

Ele observa que estudos anteriores estabeleceram que apenas uma pequena quantidade destas drogas pode realmente entrar no cérebro.

É notável que a entrada no cérebro seja tão baixa, mas é tão importante para a ação anti-inflamatória, tanto sistemicamente quanto dentro do cérebro.

• Visando proteínas patológicas

Os poderes antiinflamatórios dos medicamentos GLP-1 são promissores no tratamento de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer. Ambos são caracterizados por neuroinflamação que não é eficazmente visada pelas terapias atuais. E em ambos os distúrbios, proteínas patológicas – por exemplo, beta-amilóide na doença de Alzheimer e alfa-sinucleína na doença de Parkinson – interagem com certos receptores no cérebro para induzir uma cascata de eventos que causam inflamação.

A inflamação excessiva pode contribuir para doenças, diz Greig. Mas os agonistas dos receptores GLP-1 parecem ter a capacidade de combater a inflamação no cérebro, para que processos importantes, como o nascimento de novos neurônios, possam continuar a ocorrer, observa ele.

Num ensaio clínico, um agonista ( estimulador) do receptor GLP-1 chamado exenatida levou a uma maior melhoria nas capacidades motoras de pessoas com Parkinson do que um placebo.

Um ensaio está agora avaliando o medicamento em uma população maior de pessoas com Parkinson e deve ser concluído este ano.

Entretanto, pelo menos dois ensaios clínicos estão testando a semaglutida como terapia para a doença de Alzheimer em fase inicial.

A ação anti-inflamatória dos medicamentos também pode ajudar a aumentar a sua eficácia contra a diabetes e a obesidade, diz Vinicius de Frias Carvalho, biólogo do Laboratório de Inflamação do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, Brasil.

Ambas as condições “são também doenças inflamatórias”, afirma. A ação anti-inflamatória da semaglutida pode desempenhar um papel num efeito que recentemente ganhou as manchetes: o medicamento proporciona uma forte protecção contra doenças cardiovasculares em pessoas com obesidade.

O uso de medicamentos GLP-1 para tratar doenças relacionadas à inflamação poderia se expandir ainda mais, diz Greig, especialmente devido à falta de efeitos colaterais destes  medicamentos. “Existem tantos distúrbios sistêmicos onde há um componente inflamatório”, diz ele.

Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066

www.drjoffre.com.br

Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista

11 3885 5066 e 11 99383 7780