Saiba com a musculação faz perder peso

A obesidade é um problema de saúde pública significativo e crescente em todo o mundo.

Saiba com a musculação faz perder peso. Pouco se sabia sobre a relação entre o exercício resistido (ER),(musculação), isoladamente ou em combinação com o exercício aeróbio (EA) , na proteção do risco de se engordar.
Muitas pessoas sabem que exercícios aeróbicos como caminhada rápida ou corrida podem ajudar a não ganhar peso. Mas, não está claro, para a maioria das pessoas, que os exercícios de resistência  podem ajudar a prevenir a obesidade.
Este estudo foi realizado para determinar a relação entre o exercício resistido e o risco de desenvolver obesidade comparando com a realização de exercícios aeróbicos. Foi feito em Dallas, Texas, EUA, em 2021.

Musculação: O que os pesquisadores fizeram e encontraram?

Identificaram 11 938 adultos sem obesidade que relataram sua participação em exercícios resistidos e aeróbicos.
Os participantes foram acompanhados por uma média de 6 anos para determinar quem desenvolveu e ou não obesidade. Em outras palavras a obesidade foi acompanhada, pelo índice de massa corporal(IMC), circunferência da cintura(CC) e porcentagem de gordura corporal (PGC).
Foi constatado após os seis anos de acompanhamento,  que  em comparação com os indivíduos (71%) que não realizaram exercícios resistidos , aqueles que realizaram 1–2 horas / semana tiveram um risco de obesidade reduzido de 20% . Desta forma se observou que aqueles que fizeram, pelo menos 2 dias / semana de exercícios resistidos apresentaram menos de 30% de obesidade. Mesmo comparados com os que praticavam exercícios aeróbicos.
O risco, de obesidade,  foi reduzido com a pratica de exercício de resistência !. Tinham circunferência da cintura menor e porcentagem de gordura corporal mais baixa. O maior indicador de saúde foi a porcentagem de gordura mais baixa nos que praticaram musculação comparados com os que praticavam exercícios aeróbicos.

O que essas descobertas significam sobre a musculação?

O exercício de resistência pode reduzir o risco de obesidade, especialmente a obesidade caracterizada por um maior percentual de gordura corporal.

Esses resultados sugerem que o exercício de resistência deve ser prescrito juntamente com o exercício aeróbio como parte de programas  de atividade física para prevenir a obesidade.

Princípios do treinamento aplicados a musculação feminina »

Introdução

A prevalência da obesidade nos Estados Unidos (EUA) deve crescer de 40% a 50% até 2030.

Esse aumento da obesidade na próxima década contribuiria para um excesso de 8 milhões de diagnósticos de diabetes, 7 milhões de diagnósticos de doenças cardiovasculares e 0,5 milhões de diagnósticos de câncer.

A obesidade é geralmente tratada por meio de modificações no estilo de vida, como dieta e exercícios, que induzem um déficit calórico.

Em outras palavras a perda, mesmo modesta de peso (aproximadamente 5% do peso corporal) se associa a uma melhora significativa da saúde cardiovascular e metabólica.

No entanto, mais de 50% dos indivíduos não mantêm uma perda de peso ( maior ou igual aos 5%) por mais de 5 anos, o que mostra a dificuldade em se manter o peso perdido a longo prazo.

Considerando as taxas crescentes de obesidade, as doenças comórbidas e dispendiosas que geralmente acompanham a obesidade e a dificuldade de perda de peso sustentada, é fundamental identificar estratégias eficazes que previnam a obesidade em primeiro lugar.

A relação entre o exercício de resistência (musculação) está associada a uma prevalência mais baixa de obesidade em todos os estudos.

Assim, a evidência disponível sugere que os exercícios resistidos  também devem  ser incluídos na estratégia de prevenção da obesidade e da diabetes.
O índice de massa corporal (IMC) ≥ 30 kg / m2 é a métrica mais comumente usada para definir obesidade, mas o IMC tem uma limitação clara por não fornecer informações sobre a composição corporal e distribuição adiposa.

Investigar outras medidas de adiposidade, como circunferência da cintura ou percentual de gordura corporal, pode ter implicações clínicas valiosas e permitir uma compreensão mais abrangente da relação entre musculação e a obesidade.

Nossa hipótese é que o exercício resistido estaria independentemente associado a um risco reduzido de desenvolver obesidade, mas que o exercício aeróbico e ER combinados estariam associados ao menor risco de obesidade.

Saiba com a musculação faz perder peso- Conclui-se que:

Descobriu se que os exercícios resistidos estão associados a menor obesidade usando 3 medidas de adiposidade (IMC- índice de massa corporal, CC – circunferência da cintura  e PBF- porcentagem de massa gorda).

Saiba com a musculação faz perder peso

Fazer musculação 2 vezes por semana ou de 1 a 2 horas por semana  está fortemente associado a um risco reduzido de acumular gordura no organismo e isto é verdade independentemente de estar se fazendo ou não atividade aeróbica.

Apesar deste conhecimento, a atividade resistida raramente é indicada para tratamento da obesidade.

Há , também, publicações cientifica que sugerem claramente que realizar exercícios resistidos aliados aos exercícios aeróbicos pode ser a melhor abordagem para prevenir a obesidade.

Em outras palavras a união dos dois sistemas seriam a situação ideal. –

Saiba com a musculação faz perder peso

Também há barreiras adicionais percebidas ou reais de que a musculação requer uma associação à academia. Equipamentos caros ou mais instrução ou educação para realizá-lo. Em outras ´palavras  estudos anteriores mostraram  que pessoas associadas a academia de ginástica eram mais propensas a cumprir as sugestões de exercícios resistidos.
No entanto, musculação é eficaz e prático pode ser realizado com equipamento mínimo (por exemplo, bandas de elástico) ou exercícios de peso corporal com orientação simples que está disponível gratuitamente através de uma variedade de fontes (por exemplo, vídeos de instrução online).
Estudos futuros, bem como estratégias de promoção da saúde, devem considerar essas barreiras potenciais . A  fim de determinar a eficácia relativa e acessibilidade de vários programas de ER (por exemplo, exercícios de peso corporal e máquinas de peso). Desta forma provavelmente conseguiremos melhorar a saúde, controlar o peso e prevenir doenças crônicas.

Veja neste site Músculo e qualidade de vida

Dr. Joffre Nogueira Filho 3885 5066

www.drjoffre.com.br

@clinicadrjoffrenogueira