Diferenças entre os portadores de excesso de peso

Devemos tratar o excesso de peso individualmente e não como se todos fossem iguais !!

Quer um tratamento particularizado – Me procure 3885 5066  Dr. Joffre

Força de vontade???

O excesso de peso, sobrepeso ou obesidade são tão diferentes quanto às pessoas. O excesso de peso é uma doença crônica, progressiva e grave. Não é falha de caráter.

Vamos explicar a diferenças entre as pessoas que estão com excesso de gordura no organismo. A sua gordura deve ser tratada diferentemente se você ganhou peso na infância ou na vida adulta. Pode se ter uma família magra ou que também luta para emagrecer. Pode ser do tipo abdominal ou nos quadris. Mas as diferenças são muito mais que só isso e estas diferenças influenciam o tratamento e a prevenção para não voltar a engordar. Todas estas variações fazem parte do processo de se identificar as causas da sua obesidade.

Primeiro vamos intender as diferenças individuais.

Somos diferentes um dos outros por fora e por dentro – Assim como apresentamos varias diferenças no aspecto externo têm muito mais diferenças internas. Mesmo os exames estando dentro dos valores normais cada organismo têm níveis hormonais diferentes e seu equilíbrio é único. Você já se perguntou por que, por exemplo, um exame como o TSH que mede a função tireoidiana, tem níveis normais entre 0,5 MG até 4,5 MG. O normal para um indivíduo é 0,6 e para outro é 4,0. A razão é a variabilidade da sensibilidade de cada organismo ás ações dos hormônios tireoidianos e isto vale para todas as dosagens hormonais.

Você sabia que ainda hoje, com todos os métodos que existem de exames por imagem e com todas as autopsias que já foram feitas no mundo, ainda se encontram diferenças anatômicas entre os indivíduos, que a medicina desconhecia? Diferenças esta que a medicina ainda está estudando?
Portanto somos diferentes um dos outros. Temos mais diferenças internas que externas. Temos diferenças na forma e na função dos órgãos. Portanto você é único!! E isto explica as diferenças entre as pessoas.

Agora vamos explicar as diferenças entre as gorduras.

Por outro lado você sabe que todas as doenças têm varias causa. A pressão alta, por exemplo, pode ser causado por ação das adrenais, da tireoide, por mau funcionamento dos rins, espessamento das artérias e um sem numero de outras causas. (Só hormonais são sete!!!)
Por que a obesidade seria a única doença com uma só causa? E agindo em indivíduos tão diferentes – Só poderia ter aspectos diversos entre os pacientes.

Se somos diferentes e as doenças têm varias causas. Por que se tratam todos os portadores de excessos de peso  como se todas fosse pelo aumento da ingestão alimentar ou diminuição da atividade física?
Temos de lembrar que a fome tem causas químicas, físicas, emocionais, etc. A predileção dos alimentos tem grande influencia da cultura, da educação, mas também sofre com variações químicas do organismo. A sua fome o seu apetite é só seu. A sua capacidade de lidar com isso só pode ser particular. Você é único!! E isto também explica as diferenças entre os gordinhos. Isto também é a razão do numero grande de medicamentos para ajudar a perder peso.

A atividade física também tem respostas diferentes. Há pacientes que perdem mais peso que outros com o mesmo esforço físico. A facilidade e o gostar de esportes são diferentes entre as pessoas e isto tem causas genéticas, de criação e individuais. Existe liberação de endorfinas (que dá prazer ao exercício) no exercício que variam enormemente de pessoa para pessoa. Estas variáveis fazem gostar mais ou menos do esporte e perder mais ou menos peso com a mesma quantidade de esforço físico.

Diferenças nos resultados dos tratamentos.

Fala se muito de força de vontade, mas se existe diferenças entre indivíduos, diferenças na quantidade de fome, a predileção por alimento é individual, o gasto energético é particular – como podemos pensar que os resultados e força de vontade são iguais para todos os pacientes. Lembre-se há muitas diferenças entre os gordinhos.

Diferenças entre os portadores de excesso de peso

Dr Joffre  tel 3885 5066