Tratamento da obesidade.



Entenda aqui como funciona o tratamento da obesidade

O tratamento da obesidade necessita dedicação do profissional e aderencia do paciente. è uma doença crônica, grave e progressiva.

Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde revelou que 51% dos brasileiros estão acima do peso. Em busca da melhora na qualidade de vida e da diminuição dos riscos, muitos buscam eficácia no tratamento da obesidade.

Isso porque é comum que encontremos pacientes que já buscaram vários métodos para perder peso, mas não obtiveram sucesso em nenhum. Com o desânimo, a ansiedade e até mesmo a dificuldade em acreditar que conseguirão eliminar os quilos necessários, muitas pessoas desistem. Esta é a razão de tantos “tratamentos alternativos” ou restritivos que só pioram o quadro.

Para te ajudar a entender melhor o tratamento da obesidade, mostrarei qual a maneira mais eficiente de dizer adeus ao peso adquirido durante os anos.

Início do tratamento para obesidade

Encontrar as causas da obesidade é o primeiro passo para quem deseja perder peso e acabar com os fatores de risco como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. No entanto, por ser uma doença multifatorial, seu tratamento deve ser abordado por um profissional com experiência .

Ele é o responsável por avaliar o paciente, realizar todos os exames hormonais em busca de algum distúrbio, e uma anamnese para detectar implicações do sistema nervoso que aumentam o peso. Entre estas destacam se os transtornos compulsivos, as depressões, síndrome do comer noturno,etc. Avaliado os diversos componentes para o ganho de peso, naquele paciente, oferece-se um tratamento da obesidade que auxilie na perda de peso por meio de medicamentos, cirurgia bariátrica e/ou re estruturação do modo de vida.

Medicamentos para o tratamento da obesidade

Os medicamentos são receitados sempre por médico endocrinologista de acordo com a avaliação realizada em cada paciente, que não consegue perder peso apenas com dietas e exercícios.

Entre as opções existentes no mercado estão os inibidores de apetite, redutores da absorção no trato gastrointestinal, estabilizadores de humor, medicamentos que aumentam o gasto energético, que diminuem os níveis da insulina e muitos outros . Cada caso é um caso e a medicação deve ser adaptada ao problema e ao paciente .

Cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica ou a gastroplastia é indicada para pacientes que têm IMC acima de 40 ou maior que 35 e apresentem complicações como diabetes e apneia do sono. Se presente, os distúrbios de compulsão, depressão e ansiedade, devem ser tratados antes e após a cirurgia . Se não forem convenientemente tratados os pacientes com estes quadros, provavelmente ganharão peso após a cirurgia Entre os diferentes tipos desse tratamento da obesidade estão a colocação da banda gástrica, bypass gástrico, gastrectomia vertical e a derivação biliopancreática.

As duas primeiras objetivam a redução do diâmetro do estômago e as duas últimas retiram parte do órgão. Tudo para que o paciente consiga ingerir uma quantidade menor de alimento e absorver apenas o necessário para o pleno funcionamento de seu organismo.

Reeducação alimentar

A reeducação alimentar é indicada para todo o paciente obeso que esteja em tratamento, seja por meio de medicamentos ou intervenções cirúrgicas. Com o acompanhamento do endocrinologista, o paciente passa a entender sua relação com a comida e cria novos hábitos focados em alimentos que ele goste de comer. Sabemos hoje que as dietas muito restritivas provocam o surgimento posterior de compulsões alimentares que promovem o reganho do peso.

Com isso, as chances de desistir do tratamento caem drasticamente e a pessoa aprende a controlar aquilo que o levaria a reganhar peso.

Senhora sendo atendida por médico
tratamento-da-obesidade.

O melhor é que durante a reeducação nenhum alimento é cortado, o paciente passa apenas a entender quando, quanto e como consumir.

Conheça quem perdeu peso com o tratamento da obesidade

O tratamento da obesidade é tão efetivo que muitos famosos aderem a eles na tentativa de perderem peso e voltarem a ter a disposição e a saúde necessária para continuarem com suas atividades. Entre eles estão os apresentadores de TV Fausto Silva e André Marques, as cantoras Christina Aguilera e Solange Almeida e os atores Leandro Hassum e Antonio Calloni.

Todos eles tiveram tratamento endocrinológico e buscaram a melhor forma de perder peso de forma saudável, o que aumenta as chances de manter o peso atingido. Quer saber mais sobre o papel do endocrinologista no tratamento da obesidade? Então entenda o que faz um endocrinologista e qual a sua importância.

Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066

www.drjoffre.com.br

Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista

11 3885 5066 e 11 99383 7780

@clinicadrjoffrenogueira

facebook.com/clinicadrjoffrenogueira

Youtube .com/joffrenogueirafilho

 

Recomendado para impedir a perda proteica durante dietas: Encontrei na amazon e gostei\:

Whey protein baunilha

https://amzn.to/3E3YMye

Kit para musculação até 20 kg

https://amzn.to/3UIQjXe

 

youtube: /clinica  Dr. Joffre Nogueira

facebook.com/clinicadrjoffrenogueira

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH