medicamentos para pressão retardam a demência

Saiba quais medicamentos para pressão arterial diminuem o risco para demência.

Alguns medicamentos para pressão retardam a demência. Estudos recentes mostraram uma ligação entre manter a pressão arterial abaixo de 120/80 milímetros de mercúrio e um menor risco de desenvolver demência.

Hábitos saudáveis na alimentação e atividade física, não são muitas vezes o suficiente para se atingir estas metas de pressão arterial.

Para atingir esse objetivo se necessita tomar medicamentos. Até o momento, entretanto,não estava claro se algum medicamento específico ou combinação de medicamentos fazia diferença no risco de demência.

Novas informações para proteger-se da demência

Foi aí que, um novo estudo descobriu que medicamentos para pressão arterial que estimulam os receptores de angiotensina II tipo 2 e 4 no cérebro podem oferecer maior proteção contra a doença de Alzheimer e outras demências. Esses medicamentos incluem bloqueadores dos receptores da angiotensina, como valsartan  e losartan ; bloqueadores dos canais de cálcio diidropiridínicos, como amlodipina ; e diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida.

Na verdade, não se sabe por que esses medicamentos específicos para pressão arterial podem ajudar a manter a saúde do cérebro. De toda forma , os pesquisadores especularam que estimular os receptores de angiotensina II pode aumentar o fluxo sanguíneo cerebral ou talvez reduzir a placa amiloide, que em grandes quantidades está ligada ao mal de Alzheimer. O estudo foi publicado online em 4 de janeiro de 2023, pela JAMA Network Open .

Hipertensão - Sintomas, causas, tratamento, dieta, exercícios e dicas - MundoBoaForma
saiba quais os anti hipertensivos que diminuem o risco das demências.

Alguns medicamentos para pressão retardam a demência : Proteja-se dos danos da inflamação crônica.

A ciência provou que a inflamação crônica de baixo grau pode se transformar em um assassino silencioso que contribui para doenças cardiovasculares, câncer, diabetes tipo 2 e outras condições.

Manter as vacinas em dia, o peso dentro dos limites saudáveis e atividade física contribuem para diminuir a inflamação crônica.

Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066

www.drjoffre.com.br