Dr. Joffre Nogueira Filho

Previna se do Alzheimer desde os seus 30 anos

Previna se do Alzheimer – cuide do colesterol e açúcar no sangue

Segundo estudo recente, pessoas nos seus 30 e poucos anos que foram rastreados para níveis de colesterol e glicose elevada. eram mais propensos a serem diagnosticados com doença de Alzheimer mais tarde na vida.

Somente na faixa etária precoce (35-50 anos), um aumento de 15 mg/dL (miligramas por decilitro) nos triglicerídeos foi associado a um aumento aproximado de 5% no risco de doença de Alzheimer”,

A associação não foi observada para grupos etários mais velhos. Talvez porque os adultos mais velhos sejam tratados para o colesterol de forma mais agressiva.

“Alternativamente, pode refletir que triglicerídeos elevados no início da idade adulta  desencadeiam uma cascata de eventos metabólicos, que em outras palavras iniciam processos que levam diretamente à doença de Alzheimer”, disse Farrer.

Tratar o colesterol e a glicemia são importantes para prevenir o  Alzheimer.

Alzheimer - Tempo e Equilíbrio | Terapia Ocupacional

Ter colesterol alto pode não causar Alzheimer, contudo, pressionam o botão de avanço rápido na patologia da doença e declínio cognitivo”, disse Isaacson. “Há também uma relação entre diabetes e o desenvolvimento de patologia amiloide”.

As placas beta-amilóides no cérebro são um dos sinais característicos da doença de Alzheimer, bem como um emaranhados de uma proteína chamada TAU. São mais frequentes e mais graves quando o individuo tem níveis de insulina aumentado.

“Assim como qualquer doença crônica do envelhecimento – colesterol alto, ataques cardíacos, derrames – todas elas começam silenciosamente décadas antes de aparecerem. A doença de Alzheimer não é diferente”, disse Isaacson. “Atingi-los desde o início é a melhor receita para a saúde cerebral ideal à medida que envelhecemos.”

Aumentar o HDL ajuda a prevenir-se do Alzheimer

O estudo, publicado na quarta-feira no Alzheimer’s and Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association, acompanhou pessoas inscritas no Farmingham Heart Study, um estudo apoiado pelo governo que agora está em seu 74º ano.

Este é o único estudo em que a maioria dos indivíduos são examinados a cada quatro anos, a partir dos 35 anos, e seguidos até a idade em que o diagnóstico de Alzheimer pode ocorrer”, disse Farrer.

Boas noticias

Houve algumas boas notícias do estudo: pessoas de 35 a 50 anos poderiam portanto reduzir o risco de Alzheimer em 15,4% se aumentassem sua lipoproteína de alta densidade.  Este aumento deve ser de 15 miligramas por decilitro. Pessoas entre 51 e 60 anos que aumentaram seu HDL reduziram seu risco em 17,9%.

A lipoproteína de alta densidade é chamada de “colesterol bom” porque reúne as coisas ruins que flutuam na corrente sanguínea e as leva para o lixo (o fígado), onde é liberada do corpo.

Os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças afirmam que altos níveis de HDL podem proteger contra doenças cardíacas e derrames. Os níveis de HDL devem ser de pelo menos 40 miligramas por decilitro para homens e 50 miligramas por decilitro para mulheres. Estes niveis são os  sugeridos pela  Cleveland Clinic. A maneira mais eficiente de se elevar o HDL é diminuir a barriga e aumentar os exercícios.

As pessoas que desejam combater o colesterol devem trabalhar cuidadosamente com seu endocrinologista. Há muitas nuances sobre como medir os lipídios do sangue e quais medicamentos são melhores.

“A mensagem é que as pessoas entre 30 e 40 anos precisam ter seus lipídios e açúcar no sangue medidos. Essa é a única maneira de detectar quaisquer problemas”, disse Farrer.

Muitas pessoas dessa idade se sentem saudáveis ​​e não querem consultar um médico. Portanto, é um incentivo para as pessoas começarem a fazer exames regulares nesse período de sua vida”, acrescentou Farrer

Dr Joffre Nogueira filho  3855066

\YOUTUBE/ JOFFRENOGUEIRA FILHO