Fadiga crônica em mulheres

Varias são as causas da fadiga cronica em mulheres

Pode ser sintoma de deficiência de ferro, mesmo sem anemia

Recentes estudos na Suíça comprovaram que a presença de sinais de fadiga crônica em mulheres ocorrem pela deficiência de ferro mesmo que elas não apresentem anemia. Este diagnóstico foi feito por se encontrar níveis baixos de ferritina no sangue, que é uma forma de medir a reserva de ferro no organismo, e pela melhora da fadiga pela prescrição de ferro.

É bom lembrar que esta deficiência  se estabelece por erros alimentares ou por perdas sanguíneas mesmo que discretas. Isto quer dizer que pequenos sangramentos devem ser investigados. Os mais frequentes são sangramento por hemorroidas, pelas gengivas ou períodos menstruais com abundante perda de sangue.

No entanto é preciso lembrar que algumas patologias frequentemente, promovem sangramentos desapercebidos por exemplo ulceras gástricas ou tumores intestinais.

Além da fadiga crônica em mulheres há mais sintomas da falta de ferro

A queda de cabelo é outro sintoma frequente da baixa reserva de ferro.
Muitas vezes o quadro é diagnosticado como depressão.
É importante que se saiba que a fadiga crônica em mulheres é mais frequente do que se imagina. Por assim dizer muito do cansaço, baixo rendimento escolar aversão aos esportes se deve a esta doença.
É importante que se saiba que ela ocorre independente do peso da paciente. Há grande numero de obesas que apresentam esta patologia que dificulta sua aderência aos esportes.
A anemia pode ser sinal de doenças graves com sangramento intestinal ou tumores .

Outras doenças que podem causar fadiga crônica e que não são deficiência de ferro

Fadiga crônica em mulheres
No entanto são também, causas de fadiga: o hipotireoidismo  ou o hipertireoidismo, a diabetes , falência das glândulas adrenais, a depressão, verminose intestinal, quadros hipoglicêmicos, outras deficiências alimentares com falta de calorias  ou proteínas na dieta.
Estão entre as causa é devem se afastados: quadros infecciosos em geral, infecções renais, ou  doenças reumáticas.
A variedade de possibilidades ilustra por que um  médico deve ser consultado para elucidar e orientar o caso.
NOTA – não tome ferro sem acompanhamento do médico, o depósito excessivo de ferro causa alterações graves de fígado, pâncreas e hipófise.

Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066

www.drjoffre.com.br