Ansiedade e depressão na pandemia / confinamento

O que fazer com a ansiedade e depressão na pandemia / confinamento

 

Ansiedade e depressão na pandemia / confinamento – psicólogos tem trabalhado arduamente para entender o que de alteração psicológica nos afeta neste confinamento causado pela pandemia.

Um estado mental, as vezes negligenciado, que pode embotar a motivação e seu foco. E que se tornou a emoção predominante em 2021.

Tire esse olhar triste do rosto: Como superar a tristeza | Familia
ansiedade e depressão na pandemia / confinamento

 

Ansiedade e depressão na pandemia / confinamento – Algumas pessoas se queixavam da dificuldade de se concentrar.

Outros, apesar das vacinas, não se entusiasmavam com 2021. Em outras palavras muita gente voltaram a  ver documentários que já tinham vistos algumas vezes. Começaram a sair da cama mais tarde, preso nas mídias sociais.

Não era esgotamento. Nós ainda temos energia. Não era depressão – não nos sentíamos sem energia. Apenas sem alegria e sem objetivo.

Os psicólogos deram um novo nome a esta sensação: DEFINHAMENTO.

É um sentimento de estagnação e vazio. Quer dizer  que você está se arrastando pela vida, vendo-a passar pela janela, meio embaçada.

Por outro lado, enquanto os clínicos, pneumologista, infectologista estão se dedicando aos sintomas fiscos da Covid. Por assim dizer, muitos profissionais e pacientes estão lutando com os “estragos” emocionais desta situação.

A sua sensação de temor diminuiu quando você se convenceu que as máscaras davam proteção.  Aquela rotina de limpar todos os locais em que você poderia se contaminar diminuíram.

Mas, por outo lado, o confinamento se arrastou e o estado agudo de angustia foi substituído por uma condição crônica de abatimento.

Na psicologia, pensamos em saúde mental em um leque que vai da depressão ao florescimento.

O florescimento é o apogeu do bem-estar. Te dá um sentido do significado, domínio e importância que você tem para os outros. Por outro lado a depressão é a situação de mal estar: Você se sente pesado, esgotado, inútil. – Sem energia.

O DEFINHAMENTO é o estado médio. por assim dizer é o vazio entre depressão e florescimento – a ausência de bem estar. Ansiedade e depressão na pandemia / confinamento

Você não tem sintomas de doença mental, mas também não está em um quadro de saúde mental plena.

Assim sendo, O DEFINHAMENTO embota sua motivação, perturba sua concentração e triplica a probabilidade de você ir mal no trabalho.

O DR Corey Keyes, que cunho este nome o fez na percepção que muitas pessoas deprimidas não estavam prosperando.  Ele alerta que os que estiverem definhando atualmente são os que tem maior probabilidade de apresentar depressão e transtornos de ansiedade nas próximas décadas. Já se comprovou que estas pessoas são três vezes mais acometidas pelo estresse pôs traumáticos.

UM NOME PARA ESTE SENTIMENTO – é absolutamente necessário para se evitar e recuperar deste estado. No meio da pandemia as revistas de psicologia passaram a ter muitos artigos sobre :SOFRIMETO – provocado pela perda de pessoas e da normalidade das nossas vidas.

O desânimo e a tristeza: 4 conselhos para vencer estes males
Ansiedade e depressão na pandemia

O DEFINHAMNETO se verbalizado pode exprimir o embaçamento da nossa visão, e perspectivas. Acrescenta-lo ao seu vocabulário, vai fazer com que você o veja em outras pessoas. Por exemplo nos seus filhos quando você pergunta como foi a aula “on lyne” ou o trabalho “ home office”.

ANTIDOTO PARA O DEFINHAMENTO

Assim sendo a percepção ou capacidade de se ligar há algo que te recoloque no seu nível de atenção, trabalho ou afazeres, pode ser um grande antidoto. Por outro lado, estas oportunidades podem ocorre em um lapso de tempo em que você estava em outra ideia ou interesse. Assim sendo se você se aperceber que algo que pode te motivar surgir- dedique se a ele. Faça o crescer. Novos desafios, tarefas agradáveis são boas soluções.

A atenção dispersa, fragmentada dificulta estes passos.

PEQUENOS OBJETIVOS

Focar seus objetivos nos caminhos que lhe davam realização e prazer é parte da solução. Mas, por outro lado, se proponha pequenos passos, pequenos objetivos. Quando alcançados te fazem redescobrir parte da energia e do entusiasmo que te movia antes deste confinamento.

Dr. Joffre Nogueira filho 3885 5066

Al lorena 638 cj 91, jdim paulista, 3885 5066

www.drjoffre.com.br

@clinicadrjoffrenogueira

facebook.com/clinicadrjoffrenogueira

Youtube .com/joffrenogueirafilho

Recomendado para impedir a perda proteica durante dietas: Encontrei na amazon e gostei\:

Whey protein baunilha

https://amzn.to/3E3YMye

Kit para musculação até 20 kg

https://amzn.to/3UIQjXe

 

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH