O covid tem como alvo o tecido adiposo !!

O SARS-CoV-2 tem como alvo e explora o tecido adiposo?

Mais de um ano atrás, em Obesity, Paul Ryan e Noel Caplice estabeleceram uma estrutura teórica sugerindo que o SARS-CoV-2 (o vírus que causa o COVID-19) pode ter como alvo e explorar o tecido adiposo.  Eles escreveram:O covid tem como alvo o tecido adiposo

“O tecido adiposo em indivíduos com obesidade pode atuar como um reservatório para uma disseminação viral mais extensa, com aumento da liberação, ativação imunológica e amplificação de citocinas.”

Então, era uma teoria. Mas agora, pesquisadores de Stanford e outros centros de pesquisa produziram evidências de que isso é verdade. O vírus parece usar o tecido adiposo como reservatório de infecção.  Também pode servir como uma ferramenta para desencadear a inflamação que causa muitos dos danos desse vírus.

O covid tem como alvo o tecido adiposo !!

Esta descoberta não é exatamente um raio do nada. Mas, agora, é apenas uma pré-impressão e a revisão por pares não está completa. No entanto, se as descobertas permanecerem sob análise, isso ajuda a explicar por que a obesidade pode levar a resultados ruins com COVID-19.

Tecido Adiposo: Um Órgão Endócrino Grande e Vulnerável

Muitos costumam pensar na obesidade como uma mera característica física. Nessa forma de pensar, o tecido adiposo é inerte – apenas um lugar onde o corpo armazena energia extra. Claro, isso é totalmente falso. Para alguém que vive com uma obesidade significativa, o tecido adiposo é o maior órgão do corpo. E é uma parte muito ativa do sistema imunológico. Quando alguém tem obesidade, seu tecido adiposo é uma fonte de inflamação sistêmica. É exatamente por isso que a obesidade contribui para tantas outras doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas, doenças hepáticas e câncer.

Catherine Blish foi uma das duas autoras principais desta pesquisa. Ela e seus colegas demonstraram que o SARS-CoV-2 pode infectar diretamente o tecido adiposo e gerar uma cascata de inflamação. Ela explica por que isso é importante:

“Isso pode muito bem estar contribuindo para doenças graves.  Estamos vendo as mesmas citocinas inflamatórias que vejo no sangue de pacientes realmente doentes sendo produzidas em resposta à infecção desses tecidos. ”

Um risco desnecessário

Depois da velhice, a obesidade não tratada é talvez o maior fator de risco biológico para resultados ruins, incluindo morte. Pode mais do que dobrar o risco de morte para pacientes mais jovens com obesidade grave.

O covid tem como alvo o tecido adiposo !!

A obesidade é uma doença crônica.  Isso quer dizar que não é realmente curável, mas todavia ,é totalmente administrável. O tratamento mais eficaz é a cirurgia bariátrica e as evidências disponíveis sugerem que ela reduz o risco de desfechos graves e morte em até 85%. Outras opções também podem ser bastante eficazes para reduzir os efeitos da obesidade na saúde.

Em outras palavras ,  é um absurdo colocar tantas restrições ao acesso aos cuidados para a obesidade diante dessa pandemia. Ele simplesmente deixa as pessoas vulneráveis ​​porque o SARS-CoV-2 pode ter como alvo e explorar o tecido adiposo para causar seus danos.

Dr. Joffre Nogueira filho

www.drjoffre.com.br

@clinicadrjoffrenogueira

facebook.com/clinicadrjoffrenogueira