OSTEOPOROSE : UM RISCO SEMPRE IMINENTE- CUIDADOS

OSTEOPOROSE : UM RISCO SEMPRE IMINENTE.- CUIDADOS

A lacuna no tratamento da osteoporose é verdadeiramente uma crise de saúde pública,

Por outo lado, Isto coloca os pacientes em risco de fraturas por fragilidade. Causam sofrimento evitável, incapacidade, dependência e morte prematura. E por assim dizer custam milhões em gastos com a saúde.

Osteoporose sempre um risco Iminente
Osteoporose sempre um risco iminente

A detecção, o diagnóstico e o tratamento da osteoporose devem se tornar componentes rotineiros da prática clínica.

Lembre seu médico para pedir densitometria, e CTX com frequência :

–Mulheres ≥ 65 anos e homens ≥ 70 anos.

Raio x de coluna vertebral, cervical, torácica e lombar

Os profissionais de saúde de todos os tipos devem dar seu apoio aumentando a conscientização sobre a prevenção de fraturas. Pois a osteoporose é um risco sempre iminente.  Devem também explicar sobre a preservação óssea e modificações no estilo de vida entre pacientes. Assim como para os cuidadores e colegas profissionais de saúde.

Há tratamentos eficazes para a osteoporose

Temos as ferramentas à nossa disposição. Tecnologias comprovadas de diagnóstico e terapias poupadoras de osso estão amplamente disponíveis a baixo custo. Agentes farmacológicos que constroem osso e/ou diminuem a degradação óssea reduzem drasticamente a incidência de fraturas.

Intervenção não farmacológicas – OSTEOPOROSE : UM RISCO SEMPRE IMINENTE

As intervenções não farmacológicas preservam o tecido ósseo e por esta razão constroem músculos. Isto ajuda a prevenir quedas e as fraturas relacionadas a quedas. Com tudo, mesmo assim, tem sido pouco utilizadas. Essas e outras estratégias eficazes são subutilizadas em todas as etapas da prestação de cuidados de saúde. Desde a internação até o atendimento domiciliar e contínuo.

Por mais eficaz que seja, nenhuma intervenção ou modalidade isolada é adequada para preservar o osso e prevenir fraturas em pacientes vulneráveis.

O começo de tudo

Com o reconhecimento de que uma fratura em um adulto é um sinal clínico de osteoporose que merece investigação adicional para identificar e mitigar as condições subjacentes que contribuem para a perda óssea e fraturas.

O atendimento multifacetado ao paciente deve ser coordenado para garantir a implementação de toda a gama de recomendações farmacológicas, dietéticas, de prevenção de quedas, fisioterapia e exercícios.

À medida que nossa população envelhece, a preservação da saúde esquelética se torna mais importante a cada ano. Ao aplicar a avaliação de risco de fratura recomendada, tratamento farmacológico. Lembrem se que frequentemente a fratura é o primeiro sina de uma osteoporose que já existe, mas está não diagnosticada. Aconselhamento de redução de risco e monitoramento de longo prazo, os médicos de todo o espectro de saúde que cuidam de adultos podem contribuir para prolongar a vida independente e saudável de seus pacientes.

Dr. Joffre Nogueira Filho

Dr.joffre@uol.com.br

Al lorena 638 cj91 – tel 11 3885 5066

www.drjoffre.com.br