Acne – Tratamento

Acne da mulher adulta

No You Tube da clinicadr.joffre nogueira há vários vídeos sobre ACNE, sendo que um deles é sobre tratamento. Inscreva-se no canal.

O tratamento da acne tem 3 etapas obrigatórias.

A primeira etapa é o diagnóstico da causa. Podem ser:

1 ) acnes na fase pré menstrual, que se origina da maior secreção de gorduras por uma desproporção entre a produção dos hormônios nesta fase do ciclo. Além da acne são comuns , nesta fase, dores nas mamas, perna e região lombar, pela retenção de líquidos. Interessante que o tratamento deste tipo de acne também melhoram os sintomas citados acima e inclusive os sintomas psíquicos tão comuns nesta fase.

2) Podem ser quadros em que as dosagens hormonais são normais e a acne perdura por longo tempo , não ficando só no pré menstruo. Esta condição indica que a paciente tem uma sensibilidade aumentada, na pele, aos hormônios masculinos, que apesar de estarem em níveis normais , produzem sintomas como se os hormônios estivessem aumentado. Esta acne é mais grave aumentando a oleosidade da pele, produzindo grande desconforto.

3) há casos , no entanto, em que encontramos dosagens hormonais alteradas. O mais frequente são hormonios masculinos que podem estar sendo produzido pelas adrenais, ovarios e nos rapazes , pelo testiculos. Nesta etapa do diagnóstico deve se identificar o que esta ocorrendo com estas glandulas para produzirem anormalmente os hormonios. Muitas vezes pedimos , inclusive, exames de imagens para identtifica se há cistos ou tumores nestas glandulas.

A segunda etapa do tratamento é tratar a patologia que está afetando a glandula que está trabalhando anormalmente.

E aqui  que colocamos o tratamento da acne do pre menstruo . o tramento se dá com aplicaçoes de medicamentos tópicos que desinfalama, o local e diminuem a oleosidade e infecções. Há também, medicamentos via oral que auxiliam esta fase do tratamento, diminuido inclusuve a retnção de liquido o ganho de peso, o aumento do apetite  por doces , que ocorre nesta época. Interessante é que esta medicação melhora inclusive os sintomas psiquicos tão comum nesta época.

Nesta etapa tratamos tambem as acnes por sensibilidade aumentada da pele e que estão com as dosagens dos hormonios em niveis normais. Há anti androgenos eficientes  com pouco s efitos colaterias e que impedem que os hormonios atuem na pele que é mais sensivel . Os resultados são rapidos e bons. o tratamento pode ser extendido até o desaparecimento das acnes. Outro medicamento usado é o ROACUTAM que é um derivado da vitamina A, muito eficiente, Este ultimo medicamento tem contra indicaç~es e efitos colaerais importantes e deve ser prescrito por profissionais que tenham experiencia com ele.

A ultima etapa do tratamente é o tratamento das cicatrizes da acne . Incluem alem dos pelligns ( naturais e quimicos) , um tipo de microagulhamento que é feito com uma caneta, praticamente indolor, e que deixa a pele tão boa que temos usado até em quem não tem cicatrizes da acne.