Acne origem e tratamento

acne tem tratamento
Acne origem e tratamento

Acne – origem e tratamento

Acne (espinhas) é uma doença da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de gordura pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas no rosto, costas, peito e ombros.

• Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo vesículas cheias de pus. Quando é lesado pelo coçar ou espremer agrava o quadro deixa cicatrizes ou manchas.

Manifestações clínicas

A acne é caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo pilossebáceo, obstruindo o poro da pele. Isto impede a saída de sebo pelo orifício. O acúmulo de sebo libera algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação, e é um meio propício para as bactérias se desenvolverem – notadamente, a Propionibacterium acnes.

As lesões da acne surgem, na maioria dos casos, no rosto. Surgem também, com menor freqüência, nas costas, peito, ombros e braços. Em seu processo de desenvolvimento a acne adquire diversas formas, representadas a seguir em grau de desenvolvimento e gravidade:

Tipos de lesões

• Seborréia: é o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco. A pele se torna oleosa e brilhante e com aparente dilatação do orifício de saída do folículo pilossebáceo. Neste caso frequentemente o tratamento deve ser feito por medicação que atue em todo o organismo e não só localmente. Frequentemente a medicação é por via oral.

• Comedão: é a lesão mais característica da acne. O comedão fechado é de difícil visualização, sendo uma elevação cutânea de cor embranquecida ou amarelada. O comedão aberto costuma não ser elevado. No entanto, pode se apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido à oxidação da superfície do sebo.

• Pápula: é a inflamação do comedão, que se torna avermelhado e aumenta de tamanho de 1 a 4 milímetros. É dolorosa e se desenvolve principalmente do comedão fechado. O comedão aberto se inflama quando manipulado sem assepsia.

• Pústula: é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus de profundidade variável, acompanhada de coceira e dor. Se é muito frequente justifica a administração de antibióticos.

• Nódulo: é uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes.

• Cicatriz: as cicatrizes podem ser atróficas, hipertróficas ou queloides. Os quelóides se apresentam como inchaços bem delimitados, porém de formato irregular de cor rosa a vermelho escuro. Temos tido excelente resultados com a micropuntura  ( dermaroler) que retira a maior parte das cicatrizes.

Tratamentos para a acne

 – Uma combinação de tratamentos reduz muito a gravidade da acne na maioria dos casos. Nós fazemos uma avaliação caso acaso e determinamos quais os tratamentos para cada paciente.

Esfoliação da pele – A esfoliação da pele pode ser feita tanto de maneira mecânica quanto através de substâncias químicas com os Peelings. Há tratamentos pontuais sobre a lesão ou cicatriz e em toda a área afetada. Atuam removendo e prevenindo o acúmulo de células mortas e também ajudam na desobstrução de poros afetados. Há tratamentos domiciliares e tratamentos com médico ou com a esteticista.

Tratamento hormonal – É possível uma abordagem para diminuir os efeitos dos hormônios na pele com melhora evidente.

Retinóides tópicos – Os retinóides tópicos são mais eficientes que as esfoliações e os antibióticos sozinhos, os retinóides agem na normalização do ciclo de vida das células do folículo, dissolvendo e prevenindo a formação de comedões.

Retinóides orais – Consiste na ingestão diária de retinóides como a isotretinoína durante um período de 6 a 8 meses,mas, só deve ser utilizada no tratamento da acne severa ou muito resistente.

Agentes básicos – Algumas soluções inorgânicas de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3) têm se mostrado eficazes no controle da oleosidade da pele em aplicações tópicas seguidas. Como o sebo nada mais é que um conjunto de ácidos gordos, estas substâncias aplicadas agem na neutralização destes ácidos, formando sais orgânicos que não servem de alimento para as bactérias e não têm aspecto oleoso.

Fitoterapicos – Algumas plantas medicinais têm mostrado eficácia contra acne. Dentre ela, a bardana, o óleo de prímula, o óleo de argânia, o agrião podem ser usados no combate à cravos e espinhas e normalmente são administrados como cápsulas ou cremes. Outra planta em estudo que tem se mostrado eficaz é o chá verde, aplicado topicamente.

Tratamentos das cicatrizes

Clareamento A acne costuma deixar a pele com manchas vermelhas, uma boa opção para acelerar o clareamento dessas manchas é o uso de produtos como ácido retinóico e hidroquinona combinados ou ácido glicólico e ácido kójico combinados, essa combinação tem menores efeitos colaterais.

Cicatrizes – A acne pode levar o rosto a ter cicatrizes, principalmente quando as espinhas são espremidas, pode-se tratar essas cicatrizes com várias técnicas como os peeling e a infusão de CO2 medicinal. A Micropuntura que é um processo de fazer inúmeros “furinhos” na face, com auxilio de um rolinho cheio de agulhas, tem dado os melhores resultados para o tratamento das cicatrizes de acne.

Dr. Joffre       3885 5066

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH