atividade aumentada da doença,

Reumatismo é pior em obesos

a obesidade agrava o reumatismo

Reumatismo é pior em obesos
A artrite reumatoide é, aparentemente, mais ativa em pessoas obesas ou acima do peso do que em pessoas com peso normal. De acordo com um estudo apresentado no “Congresso Anual da Liga Europeia contra o reumatismo” em Paris, pacientes obesos têm maiores limitações e maior comprometimento das articulações. Para este estudo, pesquisadores da Universidade de Liverpool compararam dois grupos de pacientes a partir de um banco de dados internacional de artrite reumatoide. Um grupo incluía pessoas em estágio inicial da doença (até doze meses após o diagnóstico), a outra incluía pacientes com a doença com mais de doze meses. O IMC era semelhante e estava na categoria de sobrepeso em ambos os grupos. Em ambos os grupos, foram encontradas associações significativas estatisticamente entre o excesso de peso e a atividade aumentada da doença. O aumento dos níveis de gordura corporal está associado a aumento da produção de proteínas pró-inflamatórias e níveis elevados de marcadores de inflamação e isto pode aumentar a atividade da doença. Os resultados do estudo também explicam por que pessoas obesas muitas vezes têm melhores resultados após tratamento reumatoide. Geralmente, o objetivo é reduzir a atividade da doença, então pessoas obesas recebem um tratamento mais agressivo. Isto também confirma que todos os pacientes se beneficiam de formas de tratamento mais agressivas. veja mais sobre obesidade neste site.