Aspectos psicossomáticos da obesidade

Aspectos psicossomáticos da obesidade.

 Estudo, trato e ensino obesidade há muitos anos e posso dizer que todos os dias aparecem fatos novos sobre esta terrível doença.

 Começo todas as consultas para o tratamento desta patologia com perguntas sobre ansiedade, depressão, compulsão, etc. e um estudo ítalo-espanhol publicado na revista científica “Psychotherapy and Psychosomatics” demonstra que os obesos se enquadram em mais Critérios de Diagnóstico para Pesquisa Psicossomática (DCPR) do que as pessoas com peso normal. Obesidade mórbida também é associada a fatores psicossomáticos.

Para o estudo, 39 obesos mórbidos e 36 pessoas com peso normal foram avaliadas de acordo com os padrões do DCPR. Nos dois grupos, a maioria (90% cada) se encaixou em pelo menos um critério do DCPR. Foram representadas de modo semelhante nos dois grupos a negação de doenças (obesos: 80%, peso normal: 72%) e a alexitimia (dificuldade de perceber e expressar seus sentimentos) (33% cada). Por outro lado, ansiedade em relação à saúde e desmoralização ocorreram somente nos indivíduos obesos (21% e 23%, respectivamente).

Além disso, os cientistas estabeleceram que entre os obesos, um quarto (26%) se encaixavam em pelo menos um critério de diagnóstico DCPR e um terço, em dois. Na escala de bem estar psicológico, as pessoas acima do peso alcançaram pontuações consistentemente mais baixas do que os controles. Quanto menos auto aceitação e autonomia eram percebidas, um número maior de critérios de diagnóstico DCPR se apresentava. Os pesquisadores presumem que, por sua vez, tais sentimentos possam impedir os esforços para controlar o peso em excesso.

Nos preocupamos com os aspectos psicossomáticos da obesidade por acreditar por  estarmos plenamente convencidos que se o obeso não melhorar sua saúde emocional é impossível emagrecer e manter-se com um peso aceitável. Há pelo menos 8 hormônios que aumenta a fome e que ficam hiper ativos após o emagrecimento.

veja mais: https://www.drjoffre.com.br/causas-cerebrais-da-obesidade/ e https://www.drjoffre.com.br/tratamento-particularizado-da-obesidade/

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH