Entenda varias causas das dificuldades para emagrecer - causas cerebrais

Dificuldades para emagrecer : causas cerebrais

Dificuldades para emagrecer : causas cerebrais
Dificuldade para emagrecer – causas: Quando o cérebro te impede de emagrecer

Dificuldades para emagrecer : causas cerebrais

 Entenda varias causas das dificuldades para emagrecer : Quando o cérebro te impede de emagrecer

Muita das dificuldades para perdermos peso encontra se nas ações do nosso cérebro.

Veja se você se enquadra!

  Compulsão alimentar não é sua culpa

As dificuldades para emagrecer tem varias causas e você pode vê-las neste site nas causa da obesidade.  Neste  post vou falar sobre as causas de origem cerebral.A compulsão alimentar é uma das causas mais comuns e é uma anormalidade neurológica/psiquiátrica. Este quadro compulsivo é encontrado mais frequentemente em portadores de outros tipos de compulsão como comprar mais do que deve, fixação por manter a casa em ordem, trabalhar demais, tabagismo, alcoolismo, etc. A compulsão não é sua culpa é doença. Quando estes distúrbios se associam a obesidade, são frequentemente, tratados por endocrinologistas.

Uma destas patologias bem caracterizada é o Transtorno Compulsivo Alimentar que se caracteriza por episódios nos quais há a impressão de que não se consegue parar de comer, em que o paciente come grandes quantidades às vezes ate sentir se mal de tanto comer e nem assim consegue interromper a alimentação. Outro sinal frequente é que a pessoa percebe que o volume que come é tão grande e por se envergonhar, só tem estes “ataques” sozinha.

Estes quadros estão descritos há muitos anos e tem solução medicamentosa e comportamental.

A Síndrome do Comer Noturno que faz com que a maior parte da alimentação ocorra após as 17 horas é caracterizada por falta de apetite pela manhã, insônia e excesso de fome à noite. Foi descrita em 1955, esta síndrome tem sua frequência e gravidade aumentada com o estresse e acomete 1,5% da população geral.

Nas clínicas para tratamento de obesidade, no entanto, 12% dos pacientes apresentam esse tipo de queixa. Entre os portadores de obesidade mórbida esse número chega a 26%.

É um distúrbio que está relacionado à produção alterada dos hormônios melatonina e da leptina. Nada tem a ver com força de vontade ou falta de caráter.

Medicamentos específicos, que prescritos pelo endocrinologista dão rápido e excelentes resultados.

Entenda varias causas das dificuldades para emagrecer :  Quando a causa é “temperamento”.

Muitas vezes são nas características do humor, do “temperamento”, da personalidade, é que estão as causas das dificuldades para a perda de peso ou da sua manutenção.  E que são atribuídas a falhas na persistência, coerência, ou da “força de vontade” no tratamento da obesidade. Ansiedade, preocupação excessiva, mau humor podem fazer o tratamento ser interrompido e creia há medicamentos para estes traços de personalidade que lhe fazem infeliz e gordo.

A depressão ou mesmo sua prima “mais leve” a melancolia, são responsáveis pela interrupção de inúmeros tratamentos. Esta é a explicação do abandono da dieta, pela “briga com o namorado” ou por “falta de força de vontade”, etc. Estas “alterações” são passiveis de tratamento medicamentoso.

A irritabilidade que com frequência faz parte de um quadro de déficit de atenção é outro sintoma que se associa a intolerância, ao mau humor, as explosões emocionais, são também causa da obesidade.

Também colabora para não conseguirmos manter o peso a ansiedade que faz sofrer por todos os problemas mesmo os pequenos, que leva a preocupação a tensão emocional ao temor de que as coisas não ocorram na forma correta.

Muitas vezes estes desequilíbrios só se evidenciam após a perda de alguns quilos e podem ser a razão de sempre se interromper o tratamento em um mesmo peso.

É por este motivo que o tratamento do sobre peso deve ser conduzido por profissional que esteja habilitado em avaliar o consumo alimentar, o dispêndio energético o perfil hormonal, os quadros neurológicos, as nuances emocionais e comportamentais.

 Dificuldade para emagrecer – causas: Desta forma está explicado por que

Mulheres inteligentes para a vida acadêmica ou profissional, persistentes e habilidosas para acomodar os horários dos filhos com inúmeras atividades (inglês, natação, “fono”, etc.), frequentemente estão acima do peso.

Nestes desajustes “psicológicos” estão a razão pela qual estas qualidades de inteligência e habilidade não conseguir ser utilizada para o controle do peso. A demonstração da capacidade de organizar as tarefas complexas de uma casa são provas evidente de que não é falta de inteligência, ou persistência ou coerência e força de vontade que as impede de controlar seu peso.

Esta incapacidade de controlar o peso apesar da sua inteligência deve ser ajudada. Há medicamentos para diminuir a fome causada por todos estes distúrbios. assim não deixe que a ansiedade, depressão, irritação e tantos outros sintomas do sistema nervoso te impeça de atingir o peso pretendido.Não continue sofrendo com peso acima do desejado. Procure o tratamento adequado ao seu problema. O excesso de peso é doença crônica se não tratado não resolve. É frequente é que um quadro de ganho de peso tenha um pouco de cada um destes “temperos” que fazem à obesidade tão difícil de ser bem tratada se o profissional quer preservar o respeito à inteligência do paciente.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH