PRÉ-DIABETES. O QUE É?

PRÉ-DIABETES O QUE É?

Pré -Diabetes . O que é? A diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Isto leva a incapacidade do organismo em utilizar ou armazenar esta glicose .

Á quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando está aumentada diz-se que o doente está com hiperglicemia.

A Diabetes deve-se em alguns casos à insuficiente produção, ou a menor ação da insulina e, frequentemente, à combinação destes dois fatores.

A insulina é um hormônio, produzida pelo pâncreas, que tem o papel de reduzir a glicemia ao permitir que o açúcar presente no sangue penetre nas células, para ser utilizado como fonte de energia. Na falta da insulina ou quando a insulina não funciona corretamente, há um aumento de glicose no sangue e se faz o diagnóstico de diabetes ou pré diabetes.

Tipos mais comuns de diabetes e pré diabetes.

Existem várias manifestações desta doença. As mais comuns são: Diabetes tipo 1 (DM1), tipo 2 (DM2) e Diabetes Gestacional.

A pré-diabetes corresponde a uma alteração do metabolismo dos hidratos de carbono, na qual os níveis de glicose no sangue são superiores ao normal. Mas não elevados o suficiente para o diagnóstico de diabetes.

A pré-diabetes pode ser considerada um estado intermediário entre um estádio saudável e DM2.

A pré-diabetes deve ser interpretada como um sinal de alerta porque além de estar em risco elevado de desenvolver diabetes, aumenta muito o risco de doenças cardíacas e outras complicações médicas próprias do diabetes.

Se não diagnosticado ou não tratado, a pré-diabetes pode desenvolver-se em DM 2; que, apesar de controlável, não é totalmente reversível, ao contrário do pré-diabetes.

Quem está em perigo de desenvolver diabetes ou pré diabetes?

casal vendo maquina fotográfica
Pré – diabetes o que é?

Em todo o mundo, cada vez mais pessoas sofrem de diabetes e em idades mais jovens. Por esta razão o diagnóstico precoce faz toda a diferença. Atualmente está recomendado que se pesquise a presença ou não do pré diabetes na população em risco de desenvolver DM2, que são:

1. Em adultos com ≥ 45 anos,
  2. Excesso de peso (IMC≥25),
  3. Com cintura abdominal, no homem maior de 94 cm e na mulher maior de 80 cm com um estilo de vida sedentário,
  4. História familiar de diabetes em primeiro grau;
  5. Diabetes gestacional prévia;
  6. História de doença cardiovascular prévia (angina ou infarto), doença cerebrovascular (AVC) e doença arterial periférica;
  7. Hipertensão arterial,
  8.  elevação dos níveis de colesterol ou triglicéridos
  9.  e consumo de medicamentos que predisponham à Diabetes ( cortisona, diuréticos, por exemplo).

Diagnóstico do diabetes e do pré diabetes

O diagnóstico de diabetes se baseia nos critérios da Associação Americana de Diabetes (ADA), que também são seguidos pela Sociedade Brasileira de Diabetes. Um dos critérios é a glicemia ao acaso (coletada em qualquer horário do dia) acima de 200 MG/dL associada aos sintomas clássicos de diabetes, como sede excessiva, aumento da frequência para urinar e perda de peso não intencional.

Glicemia de jejum maior ou igual a 126 MG/dL ou resultado da glicemia de 2 horas após receber 75 gramas de glicose (conhecido como teste de tolerância oral à glicose ou curva glicêmica) maior ou igual a 200 MG/dL também são critérios. Entretanto, para fechar o diagnóstico, é necessária a confirmação através da repetição do teste em outro dia. A hemoglobina glicada, exame de sangue que reflete a glicose dos últimos 3 meses, também é utilizada como critério de diabetes quando os resultados são maiores ou igual a 6,5%.

Os níveis intermediários de glicose fazem o diagnóstico do pré-diabetes, e são: glicemias de jejum de 100 a 125 MG/dL ou glicose 2 horas após o teste de tolerância oral à glicose de 140 a 199 MG/dL ou hemoglobina glicada de 5,7 a 6,4%%.

Com o tratamento adequado até 80 % dos pré diabéticos não evoluem para o diabetes.

Dr. Joffre  3885 5066

www.drjoffre.com.br

Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista

11 3885 5066 e 11 99383 7780