Obesidade e Covid-19

Obesidade e Covid 19-Há duas semanas foi publicada interessante artigo que relatou que as mortes e agravamento dos casos dos portadores da covid são mais frequentes nos portadores da obesidade.

Em outras palavras mesmo uma redução modesta do excesso de peso pode fazer grande diferença no prognóstico dos pacientes da Covid 19.

Informe-se sobre obesidade e vacinação contra a covid-19 no site SAÚDE NÃO SE PESA. Essa comorbidade aumenta o risco de complicações do vírus.
Obesidade e Covid-19

Os portadores de excesso de peso são mais predispostos as pneumonias virais. Em outras palavras os obesos com covid tem uma evolução mais grave .

Evidentemente este estado é mais grave quanto maior for a idade do paciente. Melhor dizendo a obesidade eleva em quase o dobro as necessidades de respiração mecânica e intubação. Desta forma é ainda mais grave se o individuo for portador de diabetes ou hipertensão. E estas patologias se correlacionam fortemente com a obesidade.

Não há risco maior, pela obesidade, de contrair o Covid. Podemos dizer que o risco está no maior agravamento do quadro clinico e no prolongamento da internação.Então as infecções respiratórias agudas com lesão pulmonar generalizada são mais graves nos obesos. Este fato já foi relatado na pandemia de influenza H1N1 em 2009.

Estes casos estão relacionados há tromboses venosas e embolias pulmonares durante o curso da doença. Já é sabido que há altas taxas de  trombose e alterações  na parede das arterias nos portadores de excesso de peso.

Nos casos de Obesidade e Covid-19 foi constatado, também, altos níveis de inflamação.

O quadro respiratório se agrava , na obesidade, por uma serie de fenômenos próprio do excesso de peso. Melhor dizendo entre eles a inflamação, que é crônica no obeso. Alem disso é encontrado regularmente nos obesos a apneia do sono, a esofagite de refluxo, o diabetes, o excesso de insulina, regularmente encontrado nos obesos.

É comum que o excesso de gordura acumulada nos tecidos como musculo e fígado sejam atores importantes em criar inflamação generalizada no paciente que contribuiria para o dano pulmonar.

Os hormônios alterados (insulina, leptina e adiponectina) contribuem para as lesões pulmonares causadas pela inflamação do obeso aumentando a permeabilidade pulmonar.

Em outras palavras a Obesidade agrava a Covid-19.Estes fatos e outros que alteram a função pulmonar do obeso explica que  o agravamento dos quadros clínicos ocorram preferencialmente nestes pacientes.

Dr. Joffre Nogueira filho 3885 5066

Al Lorena,638 cj91

www.drjoffre.com.br

@clinicadrjoffrenogueira