Exercício reduz aparecimento do diabetes

Atividade física reduz o aparecimento do diabetes

Uma nova pesquisa concluiu que a prática de atividade física reduziu em 50% os riscos de aparecimento de diabetes. Em outras palavras o diabetes é mais frequente em pessoas que não adotavam um estilo de vida com exercícios.

Exercícios são importantes para controlar obesidade, que é fator de risco da doença, portanto exercitar-se afasta o diabetes por nos manter mais magros.

Segundo os autores do estudo publicado nesta segunda (30/01/2023) na revista Jama

 

Exercícios afastam o aparecimento do diabetes

 

Existem evidências das vantagens dos exercícios associados a uma alimentação saudável na redução das chances de se ter diabetes tipo 2. Mas a nova pesquisa procurou entender o efeito isolado das atividades físicas.

A primeira fase da pesquisa foi composta por 208 participantes com obesidade que adotaram diferentes rotinas de atividades físicas.

Um desses grupos foi exposto a uma rotina intensa de exercícios físicos por um ano.

Outro grupo foi formado por pessoas que adotaram exercícios físicos de forma moderada.

Por último, alguns participantes não foram submetidos a uma rotina de atividades físicas.

Exercícios afastam o diabetes
Exercícios afastam o aparecimento do diabetes

 

As atividades foram principalmente aeróbicas

 

A rotina de exercícios físicos foi focada em atividades aeróbicas. Por um ano, os participantes eram supervisionados por profissionais para manter o hábito de exercícios físicos. A dieta, não foi alterada.

Após esse primeiro ano, os participantes foram aconselhados a manter a rotina de atividades físicas, mesmo sem terem supervisão direta. Os pesquisadores, então, acompanharam a incidência de diabetes, peso dos participantes e circunferência abdominal em dois períodos: após dois anos da primeira fase do estudo e depois de dez anos.

 

Após dez anos a atividade física diminuiu 50 % do aparecimento do diabetes

Nem todos os participantes continuaram nessas outras fases dos estudos. No total, 195 tiveram seus dados coletados para observar as alterações dois anos após a primeira fase e 179 estiveram no acompanhamento que ocorreu dez anos depois.

Após dez anos do início da pesquisa, observou-se que a incidência do diabetes no grupo que não realizava atividades físicas era cerca de 4 casos a cada 100 pessoas por ano. Para aqueles que tinham uma rotina intensa e moderada de exercícios, a taxa era aproximadamente a metade: 2 casos a cada 100.

Segundo os autores, a redução de cerca de 50% nos índices de diabetes tipo 2 nesses participantes pode ter associação com uma melhora no controle da obesidade. Já se sabe que o excesso de peso é um fator de risco importante para o aparecimento da diabetes. Ao realizar atividade física, esse aspecto é controlado de forma mais adequada, diminuindo as chances de ter diabetes.

A conclusão do artigo foi favoráveis ao exercício físico como um esquema eficaz para o controle da obesidade a fim de retardar a progressão para diabetes tipo 2.

Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066

www.drjoffre.com.br

Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista

11 3885 5066 e 11 99383 7780

@clinicadrjoffrenogueira

facebook.com/clinicadrjoffrenogueira

Youtube .com/joffrenogueirafilho

 

Recomendado para impedir a perda proteica durante dietas: Encontrei na amazon e gostei\:

Whey protein baunilha

https://amzn.to/3E3YMye

Kit para musculação até 20 kg

https://amzn.to/3UIQjXe

 

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH