Doença hepática gordurosa não alcoólica

Me siga no youtube.com/joffrenogueirafilho   – este e varios outros assuntos sobre saúde e beleza.

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma condição cada vez mais comum que se acredita afetar mais de 25% dos adultos em todo o mundo.

Afeta também mais da metade dos pacientes com diabetes tipo 2,

A menos que testes específicos sejam feitos para identificar DHGNA, a condição geralmente é silenciosa até que ocorra insuficiência hepática avançada e potencialmente irreversível.

Por esse motivo, a maioria dos pacientes com DHGNA desconhece ter essa condição grave.

As complicações hepáticas da DHGNA incluem esteato-hepatite não alcoólica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular.

Além dessas complicações graves, a DHGNA é um fator de risco para doença cardiovascular aterosclerótica, que é a principal causa de morte em pacientes com DHGNA.

A DHGNA está associada à gordura visceral, colesterol de lipoproteína de alta densidade baixa, e resistência à insulina com ou sem hiperglicemia.

Tanto a DHGNA quanto a esteato-hepatite não alcoólica (NASH), parece ser duas vezes mais comuns entre os homens em comparação com as mulheres.

A ocorrência de NASH no diabetes tipo 2 excede 37%.

Colaboram para pouco diagnóstico da doença a ausência de sintomas no início da doença e a não realização na rotina de exames específicos para seu diagnóstico.

A falta de conhecimento e preocupação dos profissionais de saúde colabora para o pouco diagnóstico desta patologia.

As medições dos níveis de transaminases hepática no plasma e ultrassonografia do fígado são ferramentas de triagem comumente usadas, mas lhes falta sensibilidade para diagnóstico e monitoramento de DHGNA.

Embora 10% a 25% dos pacientes com NASH, correm risco de  cirrose, carcinoma hepatocelular e insuficiência hepática, a principal causa de mortalidade em pacientes com DHGNA é a doença cardiovascular (DCV).

Portanto, a identificação da DHGNA é um aspecto importante da prevenção e tratamento de DCV que requer maior conscientização entre os médicos.

A doença hepática associada ao álcool está associada à lesão hepática e caracterizada por esteatose hepática que é atribuível ao consumo excessivo de álcool.

Muitos pacientes com DHGNA consomem quantidades modestas de álcool, o que pode contribuir para o desenvolvimento de esteatose hepática nesse cenário, mas o consumo de álcool não é a base do distúrbio.

A DHGNA pode se apresentar mesmo em  estágios iniciais de esteatose

Além disso, embora uma condição como diabetes tipo 2 esteja associada a um risco aumentado de DHGNA, a associação é bidirecional, o que significa que um diagnóstico de DHGNA em um paciente não diabético está associado a um risco aumentado de diabetes tipo 2 .

Essas interações estão relacionadas à contribuição da adiposidade visceral e da resistência à insulina na patogênese da DHGNA e do diabetes tipo 2.

O estilo de vida desempenha um papel importante no desenvolvimento e tratamento da DHGNA.

Fatores dietéticos que agravam a hipertrigliceridemia, hiperglicemia (jejum e pós-prandial), resistência à insulina e ganho de peso estão associados ao aumento do risco para o desenvolvimento de DHGNA.

A inatividade física favorece o ganho de peso e a resistência à insulina, que contribuem para o desenvolvimento da NAFLD.

O tratamento com medicamentos que aumentam a sensibilidade à insulina está associado à melhora da NASH.

Uma revisão sistemática demonstrou que pacientes com síndrome do ovário policístico têm prevalência aumentada de DHGNA

Entre os pacientes que desenvolvem doença há alguns pacientes apresentando rápida progressão de esteato-hepatite para fibrose e cirrose e, em alguns casos, carcinoma hepatocelular.

Esta é uma patologia que deve preocupar a todos e é crescente em todo o mundo.

Dr. Joffre nogueira Filho

Youtube .com/joffrenogueirafilho