Aqueles que creem utilizam menos drogas

Aqueles que creem utilizam menos drogas

religiosidade protege do vicio
religiosidade protege do vicio

 Isto foi indicado por um estudo suíço publicado na revista científica “Substance Use & Misuse”.

Pesquisadores que trabalham com Gerhard Gmel na Universidade de Lausanne entrevistaram mais de 5.000 homens jovens (cerca de 20 anos de idade) em três centros de recrutamento do exército suíço entre agosto de 2010 e novembro de 2011.

Com base em suas respostas a respeito de suas visões religiosas, os participantes foram divididos em cinco grupos. O estudo revelou que naquele ano, 30% dos indivíduos “religiosos” haviam fumado cigarros diariamente, 20% fumaram maconha pelo menos uma vez por semana e nem mesmo 1% havia consumido cocaína ou ecstasy. No entanto, entre os “ateus”, 51% haviam fumado cigarros diariamente, 36% fumaram maconha pelo menos uma vez por semana e 5% a 6% haviam consumido uma das duas drogas mais pesadas. Os três grupos que se encaixam entre os extremos estavam no meio termo em relação ao consumo de substâncias que causam dependência.

Gmel concluiu que a crença é um fator protetor em relação ao comportamento de dependência. Ainda não está claro, contudo, se o controle social no ambiente da pessoa ou seus valores morais individuais são decisivos.

 

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH