Perda de audição em adultos

Conforme os adultos envelhecem, podem desenvolver perda auditiva, que pode ser parcial (audição prejudicada) ou completa (surdez). A perda auditiva condutiva é causada por obstrução ou dano mecânico ao ouvido externo ou médio. A perda auditiva sensorioneural é geralmente permanente e provocada por danos ao nervo auditivo (um nervo que transmite informação auditiva ao cérebro) ou ao ouvido interno.

A presbiacusia refere-se à perda auditiva sensorioneural associada à idade e é a causa mais comum de perda auditiva em adultos de mais idade. Em 2008, 31% dos americanos com mais de 65 anos de idade tinham presbiacusia, assim como 70% daqueles com mais de 85 anos.

Os fatores de risco para perda auditiva incluem exposição crônica a ruídos muito altos de maquinaria ou música, infecções crônicas de ouvido, idade avançada e predisposição genética (passada de pais para filhos).

SINTOMAS E AVALIAÇÃO

Uma pessoa pode estar sofrendo perda auditiva, caso:

• não consiga ouvir alguém falando de perto.
  • tenha dificuldade em ouvir uma conversa no meio da multidão.
  • precise assistir televisão com volume mais alto do que as outras pessoas na sala.
  • queixe-se de zumbido nos ouvidos.
  • peça com frequência aos outros para repetirem o que acabaram de falar.

Quando o paciente se apresenta com perda auditiva deve:

• Procurar o otorrinolaringologista, médico especializado no cuidado de ouvidos, nariz e garganta, ou pedir ao seu médico que peça;
  • testes de audição – caso eles se mostrem alterados deve procurar o otorrinolaringologista.

TRATAMENTO

Quando a perda auditiva é diagnosticada, a avaliação por um otorrinolaringologista vai ajudar a determinar qual é o melhor tratamento.

• A cirurgia pode ser uma opção para corrigir causas condutivas de perda auditiva.
  • Aparelhos auditivos podem ser usados para tratar perda auditiva sensorioneural parcial. Esses aparelhos são pequenos dispositivos que cabem dentro ou atrás da orelha. Eles captam sons e os amplificam para torná-los mais altos para os tímpanos.
  • Os implantes cocleares são geralmente usados por pessoas com perda auditiva grave ou completa. Estes aparelhos são inseridos cirurgicamente no ouvido interno e estimulam eletricamente o nervo auditivo.