Depressão aumenta doença cardíaca em mulheres jovens

Problemas cardíacos-depressão

A depressão se apresenta de varias formas e a tristeza nem sempre é o fator mais percebido. Muitas vezes a falta de animo, a apatia o ganhar ( ou perder peso) sem causa aparente, assim como a ansiedade, a agressividade e a insatisfação generalizada são os componentes mais visíveis desta difícil patatologia.

Mulheres jovens que sofrem de depressão apresentam frequentemente, também problemas cardíacos. No “Journal of the American Heart Association”, cientistas americanos relatam que a probabilidade de desenvolver doença cardíaca é significativamente mais alta entre mulheres depressivas com menos de 55 anos de idade.

Pesquisadores da Universidade de Atlanta nos EUA examinaram 3.237 pessoas (34 por cento mulheres) com doença cardíaca conhecida ou suspeita, que foram submetidas à angiografia coronariana agendada, e as acompanharam por três anos.

Ficou evidente que mulheres com depressão moderada a grave e que tinham menos de 55 anos de idade eram 2,17 vezes mais suscetíveis a sofrer ataque cardíaco, morrer de doença cardíaca ou necessitar de cirurgia de coração aberto. Para cada ponto de aumento nos sintomas de depressão, a probabilidade de desenvolver um ataque cardíaco aumentava em sete por cento. O risco de morte, em geral, foi também 2,45 vezes mais alto em mulheres que tinham depressão moderada a grave.

Todas as pessoas, especialmente mulheres jovens, devem levar a depressão muito a sério. A depressão por si só é um motivo para se tomar uma atitude, mas o fato de sabermos que ela está associada a um aumento do risco de doença cardíaca e morte nos motiva a encara- lá mais seriamente.

depressão aumenta doenças cardíacas em mulheres jovens