Alimentação saudável é essencial para pacientes com DPOC

alimentação sudável essencial para portadores de DPOC

A nutrição desempenha um papel importante para pessoas saudáveis

A nutrição desempenha um papel importante para pessoas saudáveis, assim como para pessoas doentes, e pode, para estas últimas, influenciar o curso da doença. De acordo com um estudo internacional apresentado na Conferência Internacional de 2014 da American Thoracic Society, 2014, alimentos saudáveis melhoram a função pulmonar em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Pesquisadores das Universidades de Nebraska, dos Países Baixos e Grã-Bretanha analisaram dados de um grande estudo sobre pacientes com DPOC, cujo objetivo era documentar como a DPOC progride. Durante o estudo de três anos, os quase 2.200 participantes realizaram diversos testes de função pulmonar em oito momentos e relataram que tipo de alimentos haviam consumido nas 24 horas anteriores.

Ficou claro que pessoas que haviam recentemente ingerido peixe, frutas como bananas e toranjas, ou laticínios, como queijo, demonstraram melhoria da função pulmonar, diminuição dos marcadores inflamatórios, menos enfisema e melhores pontuações nas caminhadas de 6 minutos.

Este estudo demonstrou os efeitos quase imediatos que uma dieta saudável pode exercer sobre a função pulmonar em uma população ampla e bem caracterizada de pacientes com DPOC. Este trabalho vem mostrar categoricamente como a orientação alimentar é importante em patologias pulmonares.