6 DICAS PARA CRIAR HÁBITOS NA ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS

6 DICAS PARA CRIAR HÁBITOS NA ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS

6 DICAS PARA CRIAR HÁBITOS NA ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS

6 dicas para criar habitos na alimentação das crianças

Oferecer uma alimentação equilibrada e variada nos primeiros anos de vida do seu filho é importante para o desenvolvimento e rendimento na maturidade física e psicológica da criança.

A formação dos hábitos alimentares começa muito cedo, portanto esta fase é fundamental para educar comportamentos e criar uma relação saudável com os alimentos para a vida toda.

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 6,5 milhões de crianças e adolescentes estão acima do peso e já lutam contra a balança no Brasil.

Desde cedo a criança deve acostumar-se a comer alimentos variados garantindo as quantidades adequadas de vitaminas e minerais que necessita para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde.

O controle do que é oferecido nas refeições é fundamental, o ideal para ensinar as crianças a comer direito é uma mistura de exemplo e informação. Veja 6 dicas de como estabelecer uma relação saudável entre a criança e o alimento:

PACIÊNCIA:

SEJA PACIENTE, MUITAS VEZES O QUE PODE PARECER REJEIÇÃO AOS NOVOS ALIMENTOS É RESULTADO DE UM PROCESSO NATURAL DA CRIANÇA DE CONHECER NOVOS SABORES E TEXTURAS, É COMUM A CRIANÇA ACEITAR NOVOS ALIMENTOS APENAS APÓS ALGUMAS TENTATIVAS E NÃO NAS PRIMEIRAS.

VARIEDADES NO PRATO:

OFEREÇA UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA, É IMPORTANTE QUE OS PAIS TORNEM FAMILIAR AOS SEUS FILHOS UMA ALIMENTAÇÃO RICA EM FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES, CEREAIS, GRÃOS, LEITES E DERIVADOS, CARNES E, PRINCIPALMENTE, A INGESTÃO DE ÁGUA.

CONTROLE:

LIMITE ALIMENTOS RICOS EM AÇÚCAR, SAL E FRITURAS, POIS O SEU EXCESSO PODE TRAZER PROBLEMAS FUTUROS À SAÚDE, ALÉM DE PROMOVER MAIOR DIFICULDADE DE ACEITAÇÃO DOS ALIMENTOS SAUDÁVEIS, POIS QUANTO MAIS SAL E AÇÚCAR SE CONSOME, MAIS DELES É NECESSÁRIO PARA DEIXAR A COMIDA PALATÁVEL, E O RESTO PARECE RUIM.

SURPREENDA:

FAÇA APRESENTAÇÕES DIFERENTES E VARIADAS DOS ALIMENTOS. CABE AOS PAIS SE PREOCUPAREM COM O QUE SERVIR NA MESA NA HORA DAS REFEIÇÕES, LANCHES PARA A ESCOLA, EM PASSEIOS E FINAIS DE SEMANA.

AUTONOMIA:

ENVOLVA A CRIANÇA NO MUNDO DOS ALIMENTOS, DEIXE-A SE ALIMENTAR SOZINHA, MANIPULAR E CONHECER OS ALIMENTOS.

DÊ O EXEMPLO:

SEJA MODELO E EXEMPLO, PROCURE FAZER SUA PRÓPRIA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E COM ISSO GARANTIR A QUALIDADE DE VIDA DE SUA FAMÍLIA E OS FUTUROS BONS HÁBITOS ALIMENTARES DE SEUS FILHOS.

O início pode mostrar-se desafiador, mas ensinar hábitos saudáveis de alimentação às crianças é importante para a busca da qualidade de vida.

TAMIRIS LAVORATO GAETA – NUTRICIONISTA-3885 5066

Sobre o Autor

Deixe um comentário

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH