Exercício físico e saúde

Exercicio físico é qualquer situação em que haja contração dos músculos.

Pode ser ginástica, esporte, caminhada, trabalho, trabalho doméstico ou lazer. Sempre que houver contração dos músculos haverá alguma queima de calorias e proteção a nossa saúde. Podem ser:

Exercício que normalmente é planejado, sistematizado e adaptado as condições do indivíduo.

Esporte : Exercício físico e saúde que é uma atividade física com regras, que pode ser recreacional ou competitivo.- amador ou profissional.

Por que o exercício físico  protege nossa saúde?

Quando ocorre a Exercício físico  ocorre contração muscular nossos músculos liberam citocinas, que são um tipo de hormônio. Varias destas substancia tem poder anti inflamatório e portanto, desinflamam nosso organismo..

No sedentarismo nosso organismo vive permanentemente inflamado, uma inflamação sub clínica , que não se resolve com anti-inflamatórios.

Ela é medida por um exame o PCR ultra sensível. Esta inflamação agride as artérias e é um componente da aterosclerose. Esta é a patologia que leva a lesões cardíacas, cerebrais e das artérias periféricas.

EXERCÍCIOS FÍSICOS E SAÚDE MENTAL - Notícias - Portal das Missões

A musculação é o tipo de exercício que mais produz as citocinas anti-inflamatórias.

O melhor exercício fisico é o que lhe de prazer suficiente para que você possa faze-la com regularidade. Em outras palavras voce fará este exercício com mais frequencia.

A utilização de whey protein 1 medida por dia , ajuda mesmo quando não estamos fazendo atividade física. Compre só o whey, não deve ser suplementado com  com creatinina, glutamina ou quaisquer outros suplementos. Estes “só aumentam o preço e não fazem diferença”. Importante é comprar um sabor que você não enjoe, para mim o que é  mais aceito é o de baunilha:

Encontrei na amazon.

Tipos de Exercício físico

Os tipos de esforços físicos podem ser: ANAEROBICOS  que são contraturas musculares que necessitam de descanso para respirar . Bons exemplos disto são trabalho braçal ou musculação.

Se ao fazermos um exercicio não precisamos interrompe-lo, para respirar ele é AEROBICO. Andar, nadar, bicicleta. Correr, por exempo, pode ser classificado como anaeróbico.

Aptidão física é a capacidade de realizar esforços que podem ser : MUSCULO ESQUELETICO ou CARDIO RESPIRATÓRIO.

A capacidade musculo esquelético inclui força, potencia, flexibilidade, coordenação e uma capacidade anaeróbica.

A capacidade cardio respiratória permite uma resistência anaeróbica que pode ser avaliado pelo nível de VOLUME DE OXIGENIO ( VO2). Esta é a condição que o indivíduo tem ( consegue) de transportar oxigênio ( O2 ) dos pulmões para todo organismo e a massa muscular que está sendo exigida .

A aptidão  alcançada pela musculação é um resultado alcançado que envolve atividades anaeróbicas e aeróbicas .

QUALQUER TIPO DE ATIVIDADE FISICA É UTIL , PREVINE DOENÇAS E PROMOVE SAÚDE.

Difundiu-se que quanto maior o VO2 , menor risco de doenças cardíacas . E isto é verdade porem DEDUZIU-SE ERRADAMENTE  que , então só exercícios aeróbicos seriam importante para saúde.

Na verdade, o VO2 foi uma prova de que o individuo fazia atividade física, comparado com quem não fazia. Mas é só uma prova da atividade física assim como se você faz atividade  física que não eleva o VO2 ela apesar disso, ou seja,  também te protege de doenças infartos, etc.

Outra prova de exercício físico

Outra prova da eficiência do exercício físico é o gasto calórico e por este meio – e em sintese  ficou comprovado que aeróbico e anaeróbico memo que não elevem o VO2 , protegem ds mesma forma e igualmente a saúde e em outras palavras tem os mesmos resultados para perder peso e afastar doenças.

Sabe-se que quando você gasta com contraturas musculares 600 calorias por semana já está protegido de infarto, AVC, diabetes, etc. Menos desta quantidade de calorias gasta por semana indicam que você é sedentário.

Esta quantidade gasto calórico é alcançado com caminhada enérgica de 30 minutos por dia , 5 dias por semana.

OU correr 20 minutos duas vezes por semana ou fazer duas sessões semanais de musculação de 20 minutos cada.

A musculação, é chamada também de EXERCICIOS INTERVALADOS e não elevam a frequência cardíaca o que leva a menor risco cardiovascular.

Hoje, por exemplo, é usada no pós operatório de pontes de safena e outras cirurgias para corrigir a deficiência de oxigenação do musculo cardíaco. Em outras palavras  com muito menos efeitos negativos do que os exercícios aeróbicos.

São usadps para fortalecer o musculo cardíaco em casos de insuficiência cardiaca.

Estes elásticos vendido pela amazon são um bom inicio

Há kits para musculação que os pesos são adaptáveis e você consegue ir progredindo dia a dia sem ter de comprar uma academia.: um Bom exemplo é

Sugestão para um plano de atividade física ótima é :

150 minutos de caminhada rápida e 2 sessões de musculação- por semana.

É uma sugestão , uma prescrição – se você fizer mais é ainda melhor.

Veja neste site : o envelhecimento começa pelas pernas e

no youtube/joffrenogueirafilho/https://youtu.be/6rlTB31DjDU

Joffre Nogueira Filho 3885 5066