Obesidade causada pelo cérebro

Obesidade causada pelo cérebro

A obesidade é causada pelo cérebro como veremos na descrição deste trabalho. Isto quer dizer que a obesidade pode prejudicar a capacidade do cérebro de reconhecer a sensação de saciedade. E portanto não ficar satisfeito após a alimentação. Apesar de alimentado o cerebro te faz continuar comendo.

Em outras palavras, estas alterações podem continuar mesmo após a perda de peso.-  explicando por que a amioria das pessoas recuperam os quilos perdidos.

Este estudo mostra por que a obesidade é uma doença cronica – há mudanças reais e que persitem no cérebro.

 

balança pesando criança
obesidade é doença

 

O estudo, publicado em  junho de 2023, na Nature Metabolism, foi um ensaio clínico controlado.

Neste estudo 30 pessoas consideradas obesas, 30 pessoas com peso normal e 30 pessoas que havaiam perdido o peso, foram alimentadas com açúcar, carboidratos (glicose) e gorduras (lipídios). Cada grupo foi alimentado diretamente no estômago por meio de um tubo de alimentação.

Na noite anterior ao teste, todos os 60 participantes do estudo fizeram a mesma refeição no jantar em casa. Não comeram novamente até que o tubo de alimentação estivesse no lugar na manhã seguinte. Este procedimento foi feito para manter um estado nuticional semelhante entre os participantes.

Na experiencia foram alimentados por uma sonda nasogastrica com o alimento chegando diretamente o estomago. O alimento consistiu em carboidratos e gorduras.

À medida que açúcares ou gorduras entravam no estômago através do tubo, os pesquisadores usavam a ressonância magnética funcional (fMRI) e tomografia computadorizada para capturar a resposta do cérebro em 30 minutos.

A ressonância magnética mostra onde os neurônios do cérebro estão usando oxigênio em reação ao alimento – essa parte do cérebro se acende. Outro exame mediu a dopamina, que é um hormônio que faz parte do sistema de recompensa.É é um sinal do prazer com a alimentação. Sinaliza que a  refição é algo prazeroso, recompensador e motivador.

Objetivo: Obesidade causada pelo cérebro

Os pesquisadores estavam interessados ​​em como as gorduras e a glicose acionariam, por assim dizer, individualmente as áreas do cérebro conectadas aos aspectos recompensadores da refeição. Eles queriam saber se isso seria diferente em pessoas com obesidade em comparação com pessoas com peso normal.

Estávam especialmente interessados ​​no corpo estriado, a parte do cérebro envolvida na motivação para realmente procurar comida e comê-la.

Não Obesos

Em pessoas com peso normal, o estudo descobriu que os sinais cerebrais diminuíram quando açúcares ou gorduras foram colocados no sistema digestivo – evidência de que o cérebro reconheceu que o corpo havia sido alimentado.

Essa redução  na atividade cerebral faz sentido . Isto quer dizer que,uma vez que a comida está no estômago, você não precisa ir buscar mais comida, explicaram os pesquisadores.

Ao mesmo tempo, os níveis de dopamina aumentaram naqueles com peso normal, sinalizando que os centros de recompensa do cérebro também foram ativados.

  • Achados diferentes para obesos

No entanto, o que se encontrou nos obesos foi diferente. Quando os mesmos nutrientes foram administrados por tubo de alimentação a pessoas consideradas clinicamente obesas, a atividade cerebral não diminuiu e os níveis de dopamina não aumentaram. Mostrando que o cérebro não percebeu a ingestão alimentar e não sentiu prazer com a refeição.

Isso era especialmente verdadeiro quando a comida era lipídios ou gorduras. Essa descoberta foi importante, porque quanto maior o teor de gordura, mais recompensadora é a comida: que não aconteceu nos obesos e aconteceu nos indivíduos com peso normal. “É por isso que você realmente quer um hambúrguer em vez de brócolis, a gordura do hambúrguer biologicamente dará uma resposta melhor no cérebro”.

Emagrecidos : Obesidade causada pelo cérebro

Em seguida, o estudo foi feito com pessoas que houvessem perdido 10% de seu peso corporal em três meses . Esta é uma quantidade de peso perdida que melhora o açúcar no sangue, redefine o metabolismo e melhorar a saúde geral.

Os testes foram repetidos como antes – com resultados surpreendentes. Perder peso não redefiniu o cérebro em pessoas com obesidade. Continuaram não percebendo a ingestão alimentar e não liberaram dopamina.

Por assim dizer naõ houve mudanças após o emagrecimento, – o cérebro ainda não reconhecia a alimentação e nem liberava hormônio demonstrando prazer pela alimentação .

Essa descoberta também pode explicar por que as pessoas perdem peso e recuperam todo o peso alguns anos depois – o impacto no cérebro pode não ser tão reversível quanto gostaríamos que fosse.

Uma grande análise de trabalhos em 2018 ,  de perda de peso a longo prazo descobriu que 50% da perda de peso original de uma pessoa foi recuperada após dois anos. No quinto ano, 80% do peso foi recuperado. Levando a conclusão que obesidade é uma doença cronica por aparecer novaente quando se interrompe o tratamento.

  • Mais pesquisas necessárias

É necessário cautela na interpretação das descobertas, disse Serlie, pois muito é desconhecido: “Não sabemos quando essas mudanças profundas no cérebro acontecem durante o ganho de peso. Quando o cérebro começa a escorregar e a perder a capacidade sensorial?”

Muito mais pesquisas são necessárias para entender completamente o que a obesidade faz com o cérebro. Precisamos também, elucidar se isso é desencadeado pelo próprio tecido adiposo, pelos tipos de alimentos ingeridos ou por outros fatores ambientais e genéticos.

“Há mudanças que ocorreram nas pessoas quando elas ganharam peso? queremos saber se há coisas que eles foram comendo enquanto engordavam, como alimentos ultraprocessados. Estas “coisas” causaram uma alteração no cérebro? Tudo isso é possível e realmente não sabemos qual é”, disseram os pesquisadores..

A crença de que o ganho de peso pode ser resolvido simplesmente ‘comer menos, se exercitar mais e, se você não fizer isso, é falta de força de vontade é muito simplista e falsa’, disse ela.

É importante que as pessoas que são portadoras da obesidade saibam que um cérebro com defeito pode ser a razão pela qual lutam para se livrar desta doença.

Por assim dizer esta informação aumentara a empatia por essa luta.

Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066

www.drjoffre.com.br

Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista

11 3885 5066 e 11 99383 7780

@clinicadrjoffrenogueira

facebook.com/clinicadrjoffrenogueira

Youtube .com/joffrenogueirafilho

 

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH