Implantes dentários

Implantes Dentáriosimplantes dentários

Implantes dentários –        A perda de um ou mais dentes, além de uma condição estética desfavorável, leva á um comprometimento no sistema mastigatório, que causa problemas de mordida e favorece o aparecimento de outras disfunções, portanto é fundamental uma rápida reposição do elemento dental perdido.

O implante dentário é uma maneira de recolocar um dente ou um grupo de dentes perdidos. Um parafuso de titânio é fixado no osso e, passado um período de cicatrização (pode variar de 3 a 6 meses), é colocada a prótese com a mesma forma e coloração do restante dos dentes, devolvendo estética e função mastigatória.

Há técnicas, hoje, que fazem o processo mais rápido, indolor e mais barato do que anteriormente.

A perda de todos os dentes afeta a qualidade de vida de uma pessoa e na maioria das vezes a sua auto-estima. Nestes casos há a possibilidade de substituir uma prótese total convencional (dentadura), por uma prótese total parafusada sobre implantes, onde são colocados de 4 a 6 implantes e após o período de cicatrização, é confeccionada uma nova prótese que será fixada nos implantes.

É importante saber que infecções nos dentes e gengivas (gengivites) aumentam em 4 vezes o risco de infarto do miocárdio e em 5 vezes o risco de derrames cerebrais. Muitas vezes o implante vem substituir um dente que é um foco infeccioso. e tem, portanto, um efeito de preservar a saúde alem da melhora do aspecto estético e psicológico.

Dra Juliana Nogueira Tortorello