Exercício protege de doenças comuns mais que medicação

Um estudo muito interessante e que avaliou mais de 339 mil pacientes em 305 estudos diversos foi publicado no BJM.com. Este estudo mostrou que um treinamento regular para combater doenças comuns pode ser tão eficaz quanto tomar medicamentos pois exercício protege de doenças comuns mais que medicação.

Pesquisadores da London School of Economics, da Faculdade de Medicina de Harvard em Boston e da Universidade de Stanford comparou treinamento regular com as intervenções medicamentosas, sobre a mortalidade na prevenção de doenças coronarianas, na reabilitação do AVC, no tratamento da insuficiência cardíaca e na prevenção do diabetes.

Os cientistas descobriram que não há diferenças significativas entre a eficácia do exercício físico e a medicação na prevenção do diabetes e das doenças cardíacas coronarianas.

Em pacientes de AVC, o exercício físico foi ainda mais eficaz que a medicação. Somente no tratamento da insuficiência coronariana os medicamentos foram mais úteis do que o exercício físico e outras drogas.

Os autores enfatizam que, nos casos em que as opções medicamentosas proporcionam somente modesto benefício, os pacientes merecem saber qual o impacto relativo da atividade física sobre a doença.

Todos nós sabemos que o exercício físico é saudável mas a maioria de nós faz menos do que o ideal.

Qual o melhor tipo ?

Qualquer tipo de exercício promove saúde. Quer seja aeróbico, exercício resistido ( musculação) ou combinado entre os dois . Ambos os tipos podem d devem ser feitos por portadores de quaisquer doenças. No caso de infartados, insuficiência cardíaca e anginosos eles também podem se r feitos mas precisam de prescrição previa do médico que o acompanha.

Os resultados são semelhantes quanto a perda de peso e saúde em geral A musculação tem benefícios a mais , para idosos, por manter e DESENVOLVER a massa muscular.

Quanto maior a quantidade de músculo, maior a velocidade do andar, de levantar se da cadeira e de aumentar sua independência física.

Mas é cada vez maior o numero de evidencias para que façamos mais atividade física.veja neste site

exercício protege de doenças
Exercício protege de doenças comuns mais que medicação