Depressão materna promove problemas comportamentais nos filhos

Por Joffre Nogueira Filho

Depressão é uma doença grave e frequente.

Depressão das mães leva a problemas comportamentais nos filhos
Depressão materna promove problemas comportamentais nos filhos

Assim como obesidade é vista hoje, foi vista como falha de caráter por muitos anos. Merece respeito e tratamento

O resultado de um estudo norueguês publicado no “Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics”, mostra que quando a mãe sofre com sintomas de depressão ou ansiedade, aumenta muiro o risco de comportamento emocionalmente problemático e perturbado em seus filhos.

Pesquisadores da Universidade de Oslo obtiveram os dados do Instituto Norueguês de Saúde Pública. Já se percebe aos 18 meses de idade da criança alterações no comportamento associados à doença materna.

O risco se mantém até a adolescência, e aumenta o perigo de que a criança também desenvolva sintomas depressivos mais tarde na vida.

De acordo com os cientistas, o comportamento problemático perturbado na infância é um indicador de problemas emocionais mais tarde na vida. Meninos e meninas foram igualmente afetados.

Este trabalho enfatiza a necessidade de diagnósticos precisos e tratamentos acertados nas mães antes e após o parto para se prevenir doenças de comportamento nas crianças.