Verduras e legumes melhoram o controle do diabetes tipo 2

 

Verduras e legumes melhoram o controle do diabetes tipo 2

Segundo uma recente publicação da revista Nutrients, uma dieta à base de vegetais pode melhorar a secreção de hormônios insulina e incretina . Estes hormônios regulam a liberação da insulina e de outro hormônio o glucagon em pacientes com diabetes tipo 2.

Saladas e podem contribuir com o tratamento do diabetes tipo 2

O glucagon, menos conhecido do público leigo, também tem grande importância nos aumentos glicêmicos dos diabéticos.

Os pesquisadores compararam os efeitos nos níveis hormonais do consumo de uma refeição à base de vegetais com uma refeição contendo carne. Todos os pacientes eram diabéticos tipo 2.

As refeições consistiam de um hambúrguer vegetariano à base de tofu ou um hambúrguer a base de carne que continham a mesma quantidade de calorias e proporções de macronutrientes.

Resultados

Os resultados mostram que a secreção pós-prandial de insulina, dos pacientes, foi maior após a refeição vegana do que a refeição a base de carne.

A secreção de incretina, particularmente do peptídeo semelhante ao glucagon 1 (GLP-1), também foi mais alta após a refeição vegetariana. A incretina amplifica a liberação de insulina após uma refeição e também ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue.

As funções das células beta também melhoraram após a refeição sem carne. São as células beta, que são as responsáveis por sintetizar, armazenar e liberar a insulina.

A função das células beta está tipicamente diminuída nas pessoas com diabetes. A preservação da capacidade das células beta de produzir insulina deve ser  uma preocupação básica’ no tratamento do diabetes.

Nova perspectiva

Os autores do estudo, ouvidos em uma reportagem do portal Physicians Committee, explicaram que com o aumento mundial do número de pessoas com diabetes, este estudo oferece evidências de que uma dieta a base de vegetais deve ser considerada como tratamento de primeira linha para o diabetes tipo 2.

Estudos anteriores já haviam revelado que uma intervenção dietética baseada em vegetais durante 16 semanas poderia melhorar a resistência à insulina e a função das células beta em adultos com excesso de peso.

Outros estudos também demonstraram que as dietas à base de vegetais podem ser eficazes no manejo e até mesmo na reversão do diabetes tipo 2. As pessoas que seguem uma dieta baseada em vegetais têm aproximadamente metade do risco de desenvolver diabetes, em comparação com os não-vegetarianos. 

 

Dr.Joffre

Al. Lorena, 638 cj 91 CEP 01424-002
Fone: 3885-5066

dr.joffre@uol.com.br

You tube/joffrenogueirafilho

facebook/clinicadrjoffrenogueira

 

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH