Uma em cada cinco mortes é causada por dietas pouco saudáveis

alimentação variada

Uma em cada cinco mortes é causada por dietas pouco saudáveis

O estudo Global Burden of Disease, publicado na revista científica The Lancet, revelou que onze milhões de mortes em todo o mundo em 2017 estiveram relacionadas a dietas pouco saudáveis. É a ingestão de muito açúcar, sal e carnes processadas, que contribuíram para o desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer e diabetes.

https://conteudo.drjoffre.com.br/causas-nao-alimentares-obesidade

Entre os 195 países estudados, o Brasil ficou em 50º lugar, enquanto que os Estados Unidos ficaram em 43º lugar, a China em 140º e a Índia em 118º.

Ingerir mais alimentos saudáveis

Em média, o consumo de alimentos mais saudáveis, como nozes, sementes, leite e cereais integrais, é muito baixo. Por outro lado o consumo de bebidas açucaradas, carne processada e sal foi muito alto. Isso levou com que 20% das mortes em 2017 estivessem relacionadas com dietas pouco saudáveis. Superando as mortes relacionadas ao tabagismo e tornando-se a principal causa de óbitos em todo o mundo.

Os autores do estudo, ouvidos em uma reportagem do portal Health Data, explicaram que a pesquisa acompanhou as tendências de 1990 a 2017 do consumo de 15 fatores dietéticos.

Qual quantidade ?

Os resultados revelaram que as pessoas comem apenas 12% da quantidade recomendada de nozes e sementes, com uma ingestão média de 3 gramas por dia, quando o ideal é o consumo de 21 gramas por dia. Também consumiram mais de 10 vezes a quantidade recomendada de bebidas açucaradas.

A dieta global também incluiu menos de um quarto da quantidade recomendada de grãos integrais, com a ingestão média de 29 g por dia em comparação com os 125 g recomendados. Mas ingerimos quase o dobro da quantidade recomendada de carne processada, em torno de 4 g por dia contra os 2 g recomendados.

Do  que morremos ?

Na análise das mortes relacionadas à dieta, o estudo descobriu que dos 11 milhões em 2017, quase 10 milhões foram por doenças cardiovasculares, cerca de 913.000 de câncer e quase 339.000 de diabetes tipo 2. Todas estas doenças tem entre suas causas a não ingestão dos alimentos “bons”.

Dr. Joffre

Rua batatais, 524. Jdim Pta. SP 3885 5066

Dr.joffre@uol.com.br

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH