Fumo + bebidas acelera o declínio cognitivo

A combinação de Fumo + bebidas acelera o declínio cognitivo. O tabagismo é dos piores hábitos para a saúde, o álcool em excesso também. No trabalho recém-publicado de Gareth Hagger-Johnson fica evidente que esta associação é extremamente deletéria.

Pesquisadores do UCL (University College of London) e apresentaram estudo no “British Journal of Psychiatry”

tabaco e álcool aumenta a perda da memoria com a idade
tabaco e álcool juntos aumentam a perda da memoria com a idade

 

A equipe examinou 6.473 adultos (4.635 homens e 1.838 mulheres) com idade entre 45 e 69 anos ao longo de dez anos. Os participantes foram questionados a respeito de seus hábitos de consumo de cigarros e álcool. Além disso, a capacidade cognitiva foi avaliada em três testes.

O estudo revelou que entre os fumantes que apresentavam forte afinidade com o álcool (mais de 14 unidades por semana para as mulheres e mais de 21 unidades por semana para os homens), o declínio cognitivo foi 36% mais rápido do que o observado entre os bebedores moderados não fumantes. “Nos fumantes bebedores pesados, descobrimos que a cada dez anos de envelhecimento, seus cérebros envelheciam o equivalente há 12 anos”, disse o pesquisador principal, Gareth Hagger-Johnson.

Hagger-Johnson pediu às pessoas que modificassem o estilo de vida, pois o declínio cognitivo associado ao aumento da expectativa de vida já constitui por si só ônus para o sistema de saúde pública.

Todos os profissionais de saúde devem orientar os pacientes, para que evitem esta combinação de comportamentos insalubres, principalmente a partir da meia idade.

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH