Causas da Obesidade 1

Segundo as recentes publicações médicas o erro mais comum em se tratar obesidade é acreditar que ela seja causada por excesso de alimentação ou pouca atividade física.

Obesidade é uma Doença crônica por que tem longa duração e volta se interrompermos o tratamento. Progressiva, por se tornar cada vez mais resistente aos tratamentos; e Grave, por promover o aparecimento de várias outras patologias, como diabetes, hipertensão, lesões articulares, alterações cardiovasculares e câncer.

Trato, estudo e ensino  obesidade há mais de quarenta anos. Obesidade é doença crônica, progressiva e grave. Sou Dr. Joffre Nogueira Filho endocrinologista e nutrólogo.

Se você quer mais informações das causas que provocam ganho de peso acesse: https://go.hotmart.com/V40804372F?dp=1

Um paciente procura o médico para emagrecer quando já se incomoda com o peso há pelo menos uns 6 anos .

causas da obesidade
obesidade é doença

Acreditam que já fizeram tudo que é possível para atingirem o peso desejado. Todos já sabem o que engorda e têm uma boa ideia do que deveriam fazer para serem mais magros.

Mas, infelizmente, esses conhecimentos não são suficientes para os pacientes obterem o controle do peso corporal e NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES, é necessário tratar a obesidade com medicação específica para cada paciente. A medicação, não é necessariamente, para tirar o apetite, pode ser para aumentar o metabolismo, diminuir a ansiedade, etc.

Quer entender melhor quais as causas da obesidade e como elas podem ser tratadas? https://go.hotmart.com/V40804372F?dp=1

Importante também, não descuidar do diagnóstico e tratamento precoce. Saiba também, que a gravidade da obesidade também se deve a sua distribuição no organismo. Sendo mais grave a gordura abdominal que a que se deposita nos quadris.

Tenho convicção que os pacientes que vão ao consultório fazem tudo que lhes é possível para atingirem o peso desejado. Todos “sabem” o que engorda e “pensam que sabem” o que deveriam fazer para serem mais magros. Mas estes “conhecimentos” não tem sido suficiente para a maioria das pacientes.

Raras são as pessoas que conseguem emagrecer e continuarem magros sem a medicação.

# Medicamentos que engordam!

Diferente do que muitas pessoas pensam os medicamentos anoréticos, para tratar o excesso de peso, não são só para “tira a fome”. Agem também, aumentando o gasto metabólico. E podem ser prescritos para colaborarem com o tratamento para “todas as causas da obesidade, mesmo, as não alimentares”.

Devem ser escolhidas para cada individuo e devem ser tomados por longo tempo, muitas vezes para toda a vida..

Para alguns é melhor e mais saudável tomar a medicação, mesmo que seja para toda a vida, do que engordar novamente. É frequente que o excesso de peso leve a doenças que levem a morte e absolutamente raro quem apresenta qualquer doença pela medicação para emagrecer.

Alguns medicamentos, principalmente os de ação psicotrópica, podem influenciar o apetite, facilitando o ganho de peso. Nestes casos entramos em contato com o profissional que prescreveu e sugerimos as mudanças necessárias.

As principais classes medicamentosas que podem nos engordar são:

Importante não interrompa o medicamento sem falar com seu médico- a interrupção pode causar sérios danos a sua saúde e até a MORTE!

• Benzodiazepínicos;
  • Corticosteroides;
  • Antidepressivos tricíclicos;
  • Antiepilépticos;