Vacinação antipneumocócica

Vacinação antipneumocócica – em resumo

No mundo todo, as doenças pneumocócicas estão em primeiro lugar entre as causas de morte evitáveis mediante vacinação. Aproximadamente 1,6 milhão de pessoas morre dessas doenças a cada ano, dentre as quais 1,1 milhão são crianças com menos de cinco anos de idade.

O risco de mortalidade aumenta muito com o aumento da idade. Este tipo de infecção chega a atingir até 40 % dos maiores de 65 anos.

Os pneumococos são os germens mais comuns em infecções bacterianas graves e causam distúrbios tais como meningite, pneumonia ou inflamação do ouvido médio. Bebês e crianças pequenas apresentam risco particular de infecções pneumocócicas. Mais de um milhão de mortes devido a pneumococos ocorrem em crianças, o que representa 18% de todas as fatalidades envolvendo crianças no mundo inteiro, mais do que aquelas causadas por AIDS, malária e tuberculose combinadas.

As doenças pneumocócicas são causadas por bactérias da família Streptococcus. Como no caso das doenças semelhantes à gripe, elas são transmitidas por contaminação pelo ar, como mediante tosse e espirros. Muitas pessoas apresentam as bactérias no nariz e na garganta sem ficar doentes, o que significa que as bactérias também podem ser transmitidas por pessoas saudáveis. Infecções do trato respiratório superior, tais como resfriados intensos, promovem infecções pneumocócicas. Assim, o risco de infecção é especialmente elevado quando o tempo esfria. Além de crianças pequenas, os pacientes com sistema imunológico enfraquecido e os idosos apresentam risco mais elevado.

O risco também é maior entre pacientes com doenças crônicas, tais como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e asma, diabetes melito ou doenças cardiovasculares. A doença tem resultado fatal em 2 a 10% das pessoas infectadas, e aproximadamente 15% experimentam complicações persistentes.

A vacinação eficaz de jovens e idosos protege contra infecções pneumocócicas.

A vacinação antipneumocócica reduz o risco de adoecimento ou de se sofrer complicações graves. A vacinação é recomendada para todas as crianças  e para todas as pessoas sem limite de idade. Contudo, a vacinação é indicada hoje especialmete as pessoas que tem uma saúde mais frágil. Estão entre elas os portaodres de doenças crônicas ou cujo sistema imunológico está enfraquecido.

A pneumonia pneumocócica – uma causa de morte evitável

Os pneumococos são responsáveis por 70 a 80% de todos os casos de pneumonia causados por bactérias. Algumas dessas doenças podem representar risco de vida. Em casos graves, aproximadamente uma em cada dez das pessoas infectadas morre dos efeitos de uma infecção pneumocócica. Nos pacientes com sistema imunológico enfraquecido, essa taxa chega a até 30%. Uma vez que o número de pessoas com mais de 65 anos de idade em todo o mundo crescerá de pouco menos de 500 milhões de pessoas para um bilhão de pessoas até 2030, a ameaça potencial da pneumonia adquirida é um grande desafio. Mas a vacinação pode proteger contra isso!

Destaca-se, atualmente, a vacina prevenar 13 que protege muito eficientemente por toda a vida. Uma só dose diminui importantemente as doenças do trato respiratório.

Na época da vacinação contra a gripe – faça com que sua proteção contra os pneumococos também seja verificada e reforçada se necessário.

Além das crianças, os idosos e pacientes com doenças crônicas subjacentes apresentam risco particular. Isso ocorre porque muitos casos de pneumonia pneumocócica grave se expressam como infecções virais com superinfecções bacterianas.