Síndrome do Túnel do Carpo na Gravidez

Síndrome do túnel do carpo na gravidez

Síndrome do Túnel do Carpo na Gravidez

Hoje vou falar da síndrome do túnel do carpo na gravidez. A gestação afeta todo o organismo da mulher e a retenção de água e o afrouxamento dos ligamentos promove inúmeras alterações articulares.

Sintomas

A síndrome do túnel do carpo é caracterizada por sensação de dormência, formigamento ou “choque” nas mãos, especialmente nos dedos indicador, médio e anular, e dor em alguns movimentos como dobrar os dedos e fechar as mãos.

Durante a gestação, os sintomas podem surgir em qualquer trimestre gestacional, mas normalmente aparecem no 5° ou 6° mês, quando há aumento do edema (inchaço) gestacional, já que a síndrome ocorre quando há compressão do nervo (mediano) que passa pelo punho, decorrente do estreitamento da região (canal) de passagem do nervo e tendões.

Geralmente os sintomas se acentuam durante a noite e diminuem durante o dia. A gestante pode sentir maior desconforto ao adormecer sobre o braço, e dor para realizar algumas atividades como abrir embalagens, segurar o volante do carro, entre outras.

O que pode ajudar?

Condutas que ajudam a reduzir o edema, como a drenagem linfática, podem aliviar os sintomas. Imobilizar a articulação do punho com tala específica, recomendada por profissional qualificado, também oferece melhora. Outros cuidados como tentar mudar de posição durante o sono, abrir e fechar as mãos e elevar as mãos também pode ajudar.

Deve-se ter cuidado com as medidas tomadas por conta própria a procura de alívio. A aplicação de calor na região, especificamente no caso das gestantes, pode agravar os sintomas, uma vez que o aumento da temperatura pode piorar o edema local.

Considerações

Na maioria dos casos os sintomas desaparecem após o parto. Caso persistam no pós-parto após a regressão do edema, deve-se procurar um ortopedista, uma vez que a síndrome pode ser decorrente de outros fatores que não o edema gestacional. Aquelas que possuem atividades profissionais que envolvem movimentos repetitivos dos braços e mãos, assim como flexão contínua dos dedos, por exemplo, a digitação, devem estar atentas, pois tais atividades também desencadeiam os sintomas da síndrome devido a processos inflamatórios.

Para prevenir a síndrome do túnel do carpo é importante que a gestante “controle” o edema gestacional, realizando atividade física e drenagem linfática com profissionais especializados. Você pode encontrar dicas em nosso site, de exercícios que aliviem os sintomas.

Procure sua obstetra para maiores esclarecimentos e dicas para que possam aliviar esses sintomas tão desconfortáveis que provocam tanta dor e desconforto.

Ela é o profissional habilitado para isso

Dra Flavia de Leoni 3885 5066