Risco cárdio vascular – melhor avaliação

A avliaçao do risco cárdio vascular é melhor feita com o escore de cálcio coronariano.

Saiu no “European Heart Journal”- Pesquisadores norte-americanos recomendaram a triagem do cálcio arterial coronariano (CAC) para determinar o risco real de doença cardíaca é o que se chama de escore de cálcio coronariano. Esta medida evidencia o nível de colesterol depositado nas coronária e é portanto importante preditor de infartos e anginas coronarianas. Ele apresenta resultados muito mais precisos do que a avaliação de risco tradicional de hipertensão, nível de colesterol, diabetes e hábito de tabagismo.

Para o estudo, cientistas de Boston, usaram dados de 7.000 adultos. Eles foram avaliados de acordo com fatores de risco, foram submetidos a exames de imagem com avaliação do cálcio coronariano. Estes pacientes foram acompanhados por um período de sete anos.

Descobriu-se que 15% das pessoas que acreditavam ter risco muito baixo tinham, na verdade, escores altos de cálcio nas artérias coronárias, apresentando um risco relativamente alto de evento cardíaco nos sete anos seguintes. Por outro lado, 35% dos que pensavam ter um risco muito alto não apresentavam nenhum cálcio coronariano e, nos anos seguintes, raramente tiveram ataques cardíacos ou evento semelhante.

Os médicos concluíram que os métodos tradicionais não tiveram êxito em identificar pacientes de alto risco, enquanto outros foram tratados em excesso. Eles recomendaram a avaliação de cálcio coronariano como método de escolha para se estimar o risco coronariano.

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH