Reposição hormonal da menopausa e na perimenopausa

A principal indicação para a reposição hormonal da menopausa é aliviar os sintomas desta fase da vida da mulher, retardar o envelhecimento. Os principais sintomas são alterações vasomotoras (os fogachos, ou ondas de calor), alterações do sistema urinário (infecções, incontinências ou aumento da freqüência), sistema genital (coceiras, ressecamento vaginal, dor na relação sexual), na insônia, e nas alterações do humor (depressão, nervosismo aumentado ou irritabilidade). Atua também na prevenção e tratamento da osteoporose e do envelhecimento da pele.

Mulher se abanando com leque
Reposição hormonal na perimenopausa

Inicio do tratamento da reposição hormonal da menopausa e na perimenopausa

Está provado que logo após a interrupção da menstruação é a fase mais segura para se iniciar a reposição hormonal. Quer dizer que iniciando-se precocemente este tratamento diminui os riscos cardiovasculares e a perda de memória que ocorre com a idade.

Por assim dizer, as doses usadas são cada vez menores. Variam desde o tipo do hormônio até a via de administração. Dependem sempre de uma correta avaliação da paciente pelo médico responsável por este tratamento.

Estudos recentes comprovaram que o tratamento deve ser iniciado, na perimenopausa que é a fase em que as menstruações se tornam irregulares . Nesta fase também, começam ocorrer alguns sintomas da baixa dos hormônios. Sua administração melhoraram muito os quadros depressivos e melancólicos.

Os riscos cardio vasculares diminuem com o tratamento adequado da menopausa. Os riscos de câncer de mama são praticamente desprezíveis nas mulheres com menor idade durante o tratamento.

Os cuidados consistem em medicar com hormônios que protejam o útero da administração continua de estrógenos. Dar preferencia as reposições que não são via oral, por exemplo os géis, emplastros ou o que  e o  mais moderno que são os implantes hormonais. A avaliação completa implica em adequar a reposição completa com estrógenos, progesterona e testosterona , se necessário.

Temos em nossa clinica uma ginecologista que faz também a aplicação do laser intravaginal que re epiteliza a vagina melhorando a lubrificação e cessando com a perda urinária.

Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066

www.drjoffre.com.br