Próstata – Hiperplasia, Câncer, reposição hormonal.

Todo homem se preocupa com a próstata e tem razão nesta preocupação, pois segundo o Dr. Miguel Srougi, professor titular de urologia da Faculdade de Medicina da USP, “todo homem nasce programado para ter a doença” e que, se viver até os 100 anos, inevitavelmente vai contraí-la.

# Crescimento benigno da próstata

Terapia de reposição hormonal no homem
Próstata – Hiperplasia, Câncer, reposição hormonal.

A reposição hormonal com a testosterona ( TRH)pode ser feita em portadores do crescimento benigno da próstata.

O temor sobre a próstata são dois o primeiro é o crescimento benigno da próstata, um fenômeno que ocorre em praticamente em todos: ela aumenta de tamanho depois dos 40 anos e, dessa forma, o canal da uretra fica ocluído  Isso se chama hiperplasia benigna e faz com que o homem comece a urinar mais vezes, tem de levantar à noite, prejudicando o sono.

Este aumento do volume da próstata é extremamente frequente, mas somente 30%, têm sintomas que exigem apoio médico.

Nesses casos, há medicações que desobstruem parcialmente a uretra e melhoram os sintomas urinários; apenas de 4% a 5% dos homens têm de fazer uma cirurgia para desobstruir a uretra por causa desse crescimento benigno.

Quando necessária é uma cirurgia “pequena”, que se faz com segurança e sem os inconvenientes de uma cirurgia maior nos casos de câncer.  Ela remove apenas o fator obstrutivo, o homem passa a viver melhor e sem nenhuma sequela. Esse crescimento não tem causa conhecida, surge por um desequilíbrio hormonal no homem maduro, ou seja, as células da próstata passam a se proliferar em decorrência das alterações hormonais. Não tem como prevenir.  Existem algumas medidas, mas nenhuma comprovada cientificamente.

Recentemente se apurou que os obesos e fumantes são tão acometidos quantos os outros grupos, mas são menos operados da próstata,  não porque ela não cresce, mas pelo receio dos médicos de operá-los porque complicam mais e também porque muitas vezes não vivem o suficiente  para ser operados – morrem antes.

# Cancer de próstata

O câncer na próstata tem muita importância por ser muito frequente: 18% dos homens – um em cada seis – manifestará a doença. E também porque o tumor, quando ainda dentro da próstata, é eliminado com sucesso em 80% a 90% dos homens. Se, no entanto, esse tumor não é identificado precocemente, ele se expande, sai para fora da próstata, levando as chances de cura para apenas 30%.

É um tumor muito comum e se for detectado a tempo, tem como se salvar estes pacientes. Dos 18%, somente 3% morrem – a medicina consegue curar 15% dos homens, ou seja, a maioria. Mas não podemos esquecer que todo homem nasce programado para ter câncer de próstata. Ou seja, nós temos, nas nossas células, genes que as estimulam a virar cancerosas e eles ficam bloqueados durante a nossa existência. Quando o indivíduo envelhece, esses mecanismos de bloqueio deixam de exercer o seu papel e o câncer começa a se manifestar. Com isso vai aumentando a frequência da doença e todo homem que chegar aos 100  anos vai ter câncer de próstata.

# Exames para diagnostico do câncer de próstata

Há três formas de acompanharmos a saúde da próstata e são necessários todos os três exames.  Dosagem sanguínea do # PSA (antígeno prostático especifico) que dá uma ideia do volume da próstata; O # ultrassom que nos mostra o tamanho e o aspecto da glândula. E o # toque retal.

O exame de toque – Leva três ou quatro segundos e não dói.

Cirurgia

A Cirurgia da próstata evolui muito e hoje se usa cada vez mais o robô, que permite uma visão muito mais precisa do campo cirúrgico, elimina os tremores da mão do cirurgião, permite incisões pequenas, uma operação muito mais perfeita porque os movimentos dele são muito suaves. Isso é novo no Brasil mas já há hospitais que os tem. Se for feita no inicio do problema as consequenciais negativas da cirurgia são quase nenhuma.

Quando a cirurgia é feita mais tardiamente com urologistas experientes só 3% ficam com incontinência urinária grave e a impotência está em torno de 20% nos homens com menos de 55 anos. Há também enxertos de nervos, porque a impotência se deve à remoção de dois nervos que passam perto da próstata e já se faz esse enxerto em bom numero de casos. Segundo os cirurgiões com o tempo, metade dos pacientes que fizeram os enxertos, voltaram a ter ereções.

Medicamentos e próteses penianas

Há novos medicamentos para tratar a disfunção sexual após a cirurgia deste câncer, que contornam 30% da impotência, tanto após a cirurgia quanto depois da radioterapia. Quando os comprimidos não atuarem, existem injeções.

Há ainda próteses penianas que são muito desenvolvidas e produzem uma ereção que quase não tem nenhuma diferença em relação à normal. Isso permite que o homem reassuma a vida sexual plenamente e que as mulheres tenham a satisfação. Os homens ficam extremamente felizes – são hastes colocadas dentro do pênis. Não fica marca, nem cicatriz. Nos Estados Unidos, entrevistaram as mulheres sobre os homens que tinham prótese e as respostas foram positivas.

Muitos homens relutam muito em fazer o exame do toque e frequentemente só vão quando estimulados pelas suas esposas.

Prevenção ?

Ainda segundo Dr. Miguel Srougi, a prevenção ao câncer de próstata é feita de forma um pouco precária, porque não existem soluções para impedi-lo. Em teoria, há o licopeno, que é o pigmento que dá cor ao tomate, à melancia e à goiaba vermelha. “Talvez diminua em 30% a chance, mas esse dado é controvertido, por causa disso a gente incentiva os homens a comerem muito tomate, só que deve ser ingerido pós-fervura, ou seja, precisa  ser molho de tomate. Não pode ser seco ou cru.”

A vitamina E também reduz, teoricamente, os riscos em 30% a 40%. Mas, se for ingerida em grandes quantidades,  produz problemas cardiovasculares. Na verdade, se o homem quiser se proteger, deve tomar  vitamina E até 400mg por dia. Acima disso, não é recomendável.

O terceiro elemento é o Selênio, um mineral que existe na natureza e é importante para manter a estabilidade das células, impedindo que elas se degenerem, que é encontrado em grande quantidade na castanha-do- Pará. “Qualquer homem pode ingerir em cápsulas, mas se ele comer duas castanhas por dia, recebe uma certa proteção”, diz o Dr. Miguel.

Uma quarta medida é comer peixe,  três porções por semana – rico em ômega3 e tem uma ação anticancerígena provável.

E, uma quinta, manter os níveis de vitamina D nos níveis normais.

Outro fato que se relaciona com a menor incidência de câncer de próstata é a frequência que o individuo teve de relações sexuais na juventude. Quanto maior a frequência da atividade sexual, menor a frequência de câncer.

# Reposição hormonal com testosterona

Outro fator de duvida para os homens se relaciona com a reposição com hormônio masculino (TRH). Está bastante comprovado que a TRH, não provoca o câncer de próstata. Há casos em que a prescrição da testosterona apos cirurgia do câncer da próstata é feita.

A reposição hormonal masculina é benéfica para os homens com sintomas que tem sua vida prolongada e uma qualidade muito melhor. Só se deve fazer a reposição se  há sintomas e as dosagens hormonais estiverem no limite inferior da normalidade e exames de próstata normais.

Os Pacientes portadores do aumento benigno da próstata também podem e devem ter seus níveis hormonais repostos. A reposição hormonal não aumenta nestes casos o tamanho da próstata.

Os sintomas de deficiência da testosterona são inúmeros, mas muito inespecíficos como desanimo, falta de energia, diminuição da alegria de viver, menos força e disposição para a atividade física e na esfera sexual diminuição da libido, da qualidade da potencia e principalmente  a ausência da ereção matutina.

Há muito o que fazer na esfera da TRH nos homens e os medos infundados com a próstata contribuem para está porcentagem tão pequena que é tratada.Segundo os serviços de endocrinologia americanos apenas 1% dos homens com esta deficiência estão sendo corretamente tratados.

Está comprovado que a TRH no homem melhora os níveis do colesterol, da glicemia, diminuem o peso, diminui a pressão alta e a medida da cintura·.

veja mais:

Testosterona: uma breve e atual visão

www.drjoffre.com.br