Projeto Verão: conheça os riscos do emagrecimento rápido - Dr Joffre

Projeto Verão: conheça os riscos do emagrecimento rápido

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, cresce também a busca pelo emagrecimento rápido, principalmente para aquelas pessoas que não tiveram hábitos tão saudáveis durante o ano. O projeto verão, que consiste em basicamente a adoção de dietas e a prática de atividades físicas para se preparar para a estação mais quente do ano, apesar de muito popular, principalmente na internet, pode trazer diversos riscos para a sua saúde.

Você já ouviu falar do projeto verão? Sabe quais são os riscos? Esse é o tema do artigo de hoje. Nele vamos apresentar os principais riscos do emagrecimento rápido e quais os problemas de saúde que isso pode desencadear. Confira:

Fraqueza excessiva

Imagine-se na seguinte situação: você está saindo do sedentarismo e começando a praticar atividades físicas ao mesmo tempo que adota uma dieta restritiva que promete “secar” até o verão. Você imagina qual o resultado disso?

Com a ingestão insuficiente de nutrientes, o corpo se torna fraco e sem energia para realizar atividades do cotidiano e menos ainda para atividades físicas. As dietas extremas ou até mesmo o jejum, que também tem se popularizado, sem acompanhamento pode causar fraqueza excessiva, tonturas, queda de pressão e mal-estar.

Perda de cálcio e potássio no sangue

Uma parte significativa das pessoas não consulta um profissional habilitado para adotar um plano alimentar de acordo com o seu metabolismo. Uma consequência disso é que as dietas da moda, muitas vezes, cortam do cardápio das pessoas vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento, como o cálcio e o potássio.

Esses dois minerais são responsáveis pela manutenção de importantes estruturas corporais como ossos e músculos, além de serem benéficos ao coração, evitando a arritmia cardíaca e outros problemas.

Potencial anemia

Outro grande risco da busca pelo emagrecimento rápido a qualquer custo é uma potencial anemia. A anemia é uma doença sanguínea séria decorrente da falta de ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

Por causar fraqueza, sonolência excessiva, falta de apetite e perda de memória, a anemia pode prejudicar o desempenho nas atividades diárias, inclusive nos exercícios físicos. Por isso, é preciso ter atenção ao retirar grupos alimentares inteiros da alimentação.

Baixa imunidade

Como vimos, para o bom funcionamento do corpo humano é necessária a ingestão de vitaminas e sais minerais, além do equilíbrio entre os três principais grupos alimentares — carboidratos, proteínas e gorduras. É o conjunto desses alimentos que permitem ao nosso corpo a criação de defesas naturais.

Se não há ingestão correta de todos os nutrientes básicos, pode ocorrer a baixa imunidade do organismo, o que facilita a contaminação por gripe ou virose, por exemplo.

Efeito sanfona

Por fim, um dos grandes problemas dos projetos verão que prometem resultados imediatos é o efeito sanfona. Esse efeito consiste em uma grande perda de peso que é recuperado logo em seguida. A perda de peso acentuada promove uma perda da massa muscular que leva o seu organismo há ficar com um gasto calórico mais baixo propiciando o engordar. Isso ocorre porque é insustentável permanecer em dietas restritivas por muito tempo. Então, você pode até perder peso rápido, mas em geral, ao abandonar a dieta, o corpo retornará ao estágio inicial e todo esforço terá sido em vão.

Querer perder peso e estar bem para o verão é normal. Entretanto, buscar o emagrecimento rápido a qualquer custo não é a melhor estratégia. Lembre-se sempre de buscar orientação profissional adequada que possa investigar seu quadro clínico e montar estratégias de acordo com o seu perfil.

Gostou do artigo de hoje? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à saúde e emagrecimento? Siga nossa página no Facebook

Sobre o Autor

Deixe um comentário

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH