Prevenção do infarto

Prevenção de risco coronariano

Prevençaõ do infarto
Prevenção do infarto

A respeito de prevenção do infarto, neste ano( 2017) a conclusão de congressos de cardiologia e de diabetes é de que perder 7% do peso e andar 150 minutos por semana protege eficientemente do infarto e do aparecimento do diabetes.

Em 16 de março de 2015 – Na sessão científica anual, em San Diego do American College of Cardiology, os resultados dos ensaios clínicos concluirao quanto à maior eficácia do CCTA (angiografia coronária tomográfica computada) em comparação com testes de estresse convencional (teste ergometrico ou eco com estimulo quimico).

O Presidente da sessão comentou que “Este é um resultado extremamente importante e muda o acompanhamento de pacientes suspeitos de doença coronariana, pois o CCTA faz um diagnóstico mais preciso e mais claro de doença cardíaca coronariana e mostra o grau de acomentimento”.

O uso do CCTA levou a uma redução de 38% na morte e infarto não fatais do miocárdio, quando comparado com o padrão comum de atendimento. Apesar dos resultados muito encorajadores terá de ser confirmada pelo acompanhamento de longo prazo.

Estes dados suportam a probabilidade que CCTA pode identificar a placa de alto risco que pode ser um prenúncio de um evento coronariano agudo.

Se lembrarmos de que diabetes, hipertensos e portadores de colesterol alto sempre tem risco aumentado de infarto, percebemos porque este exame tem sido tão mais frequentemente pedido por clínicos e diabetologistas e não somente por cardiologistas.

A CTA coronariana é um método de imagem que usa um escâner de tomografia computadorizada (CT) de forma não invasiva e indolor, examinar a estrutura e os vasos sanguíneos do coração. Enquanto esta tecnologia tem sido usada por muitos anos em outras partes do corpo, os avanços recentes em escâneres CT agora permitem que médicos altamente treinados e tecnólogos tomar e interpretar imagens tridimensionais do coração batendo com extraordinária clareza e detalhe. Com esses avanços recentes, um CTA coronariano agora pode substituir a necessidade de um teste ergométrico ou uma cateterização cardíaca invasiva e angiografia.

Este trabalho foi muito bem feito, foram estudados 4.146 pacientes com angina suspeita devido à doença cardíaca coronária em clínicas de ambulatório de Cardiologia da Escócia.

Dr Joffre   3885 5066