Os 5 maiores mitos sobre medicamentos para emagrecer




medicamentos anti obesidade- atualização

Medicamentos para emagrecer são um assunto polêmico. Não raramente, o assunto é tratado — como tudo que envolve o ganho de peso — com pouca seriedade.

A realidade é que perder peso é um assunto muito mais complexo do que é tratado. Disfunções metabólicas, genética e até as funções cerebrais estão envolvidas no que faz uma pessoa ganhar ou perder peso.

Entretanto, a automedicação pode colocar a sua saúde em risco. Um médico experiente saberá se é necessária a ingestão de algum tipo de remédio e seus benefícios. Veja a seguir alguns mitos sobre medicamentos para emagrecer:

Mito 1: laxantes são ótimos para emagrecer

Quando indicados por um médico, tratam a prisão de ventre e diminuem o inchaço na parte abdominal. Seu uso abusivo pode trazer grande risco para o organismo como desidratação, falta de nutrientes, danos aos órgãos internos e até aumentar o risco de ulcerações e câncer de intestino.

A realidade é que os laxantes não funcionam como medicamentos para emagrecer. Afinal, não atuam no metabolismo da pessoa, apenas auxiliam a evacuação.

Mito 2: medicamentos para emagrecer são sempre desnecessários

Muitas pessoas realmente necessitam de medicamentos para emagrecer, já que eles são capazes de controlar doenças potencialmente perigosas como diabetes, pressão alta, obesidade e colesterol alto.

Parte das doenças crônicas necessitam do auxílio desse tipo de remédio para controlar o apetite, a absorção ou a compulsão de determinado paciente. Eles não são administrados como uma solução, mas auxiliam no  tratamento.

Quando você ganhou peso é porque comeu mais do que seu corpo necessitava. Para emagrecer precisa comer menos do que ele gasta. Quanto tempo, sem medicação, você consegue viver com fome ( fome é o sintoma de comer menos do que o seu corpo gasta)?

Mito 3: medicamentos naturais são mais seguros

Produtos naturais, assim como remédios, provocam mudanças bioquímicas em nosso corpo. Não é por ser natural que só fará bem. Inúmeros venenos são absolutamente naturais. Por mais que não sejam processados ou sintéticos, eles podem causar intoxicações e desequilíbrios em seu organismo.

Tomar qualquer produto para a finalidade de emagrecimento sem prescrição médica é perigoso para a sua saúde. Um vinho coloca o tipo de uva, a procedência geográfica e a safra- porque isto tudo promove grandes variedades no produto final. Você já encontrou alguma desta especificações nos “produtos naturais”?

Como exemplo podemos citar que recentemente, a Noz da Índia foi proibida pela Anvisa. Ou seja, o rótulo de “natural” escondia um produto tóxico e irregular.

Mito 4: remédios para emagrecer são proibidos no Brasil

Os medicamentos para emagrecer não são proibidos no Brasil. O que deve-se ter sempre em mente é que o remédio que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra. Depende a causa da obesidade. www.drjoffre.com.br/causas da obesidade

Como qualquer tratamento de saúde, o emagrecimento deve ser acompanhado por um médico, já que influencia em muitas atividades do nosso organismo. Além do mais, mudanças drásticas ocorrem em nosso corpo quando perdemos peso e, por isso, é importante que consigamos promover e manter a saúde.

Leia : https://www.drjoffre.com.br/medicamento-anti-obesidade-atualizacao/

Mito 5: antidepressivos levam ao emagrecimento

Não diretamente atuando para a perda de peso, esses medicamentos controlam a ansiedade, estabilizam o humor e geralmente são benéficos para pessoas com compulsões alimentares.

O problema é: os antidepressivos agem no sistema nervoso e podem trazer diversos efeitos colaterais.

Esta é a razão pela qual ao se escolher o medicamento antidepressivo deve se levar em conta o metabolismo do paciente. Alguns aumentam o peso outros baixam o peso.

A automedicação nunca é recomendada e muito raramente tem eficiência. Sendo assim, marcar uma consulta com um especialista é imprescindível para que você tenha um emagrecimento saudável. Isso porque esses profissionais passaram muitos anos estudando e solicitarão exames para te conhecer e prescrever o melhor tratamento para o seu caso.

Percebe como somente o endocrinologista tem o conhecimento para te indicar um remédio para emagrecer sem prejudicar a sua saúde? Lembre-se que o bem-estar vem em primeiro lugar! Para perder peso com saúde, entre em contato conosco.

dr. joffre     3885 5066  ou dr.joffre@ uol.com.br

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH