Obesidade e o cérebro

Obesidade é doença não falha de caráter.

Entre as varias causas da obesidade existem algumas que tem como causa distúrbios físico do sistema nervoso cerebral que são identificadas por causarem, além do ganho de peso, sintomas como: ansiedade, depressão, irritabilidade, mau humor etc. São também sinais destes distúrbios ter tido na infância: sonambulismo, historia de urinar na cama além do tempo normal, falar dormindo e terror noturno.

Outros sinais importantes são a historia de ter apresentado enxaquecas ou “deja vú”, em qualquer época da vida. Bastam alguns destes sinais no passado ou presente para que se justifique a pesquisa diagnóstica e o tratamento destas causas de sobrepeso.

O nome desta patologia é Disfunção Cerebral Mínima (DCM) que tem tratamentos específicos para melhorarem não só a obesidade, mas também os desajustes do sistema nervoso, pois é a obesidade e o cérebro tem tudo a ver.

Algumas vezes a causa está aliada a depressões, ansiedade, compulsão e déficit de atenção que desde 2008, no congresso de Estocolmo (Suécia) foram estabelecidas e devem ser tratados como causas da obesidade e não são na maioria das vezes problemas psicológicos e sim problemas físicos que dão sintomas psicológicos e físicos com a obesidade.·.

O excesso de peso causado por estes distúrbios tem tratamentos específicos, que melhoram tanto os sintomas do sistema nervoso com ajudam a diminuir o peso.

Outra causa comum é a Síndrome do Comer Noturno, descrita há mais de 30 anos, em que o paciente tem maior fome após as 17 horas, sono intranquilo ou não reparador e pouquíssima fome pela manhã. Esta patologia é a expressão de uma anomalia na produção do hormônio melatonina que nestes pacientes, tem seu ciclo alterado.

Existe, ainda, entre outras patologias o Transtorno Compulsivo Periódico que faz com que o paciente apresente episódios de grande ingestão alimentar entre períodos em que a ingestão é normal. É frequente que o volume ingerido chegue a envergonhar o paciente. O paciente percebe isso com situações em que ele não consegue se controlar. E tudo isso é interação da obesidade e o cérebro.

Estas são algumas das razões pela qual todo o tratamento da obesidade tem de ser individualizado e incorre em erro quem coloca a obesidade como falha de caráter.

Obesidade é doença crônica, grave e progressiva e não tem nada a ver com “falta de força de vontade”.

Se você ou algum familiar seu tem problema de sobrepeso ou obesidade procurem um tratamento que procure as causas e individualize seu tratamento- Só assim você terá possibilidade de ter sucesso.  veja mais neste site: https://www.drjoffre.com.br/tratamento-particularizado-da-obesidade/ e  causas da obesidade.

Cordialmente

Joffre Nogueira filho