Menopausa e colesterol – novidades



Menopausa e colesterol – novidades

O colesterol “bom” (HDL) faz mais mal do que bem durante a menopausa

Durante a menopausa, o “bom” colesterol pode ser uma desvantagem e causar o endurecimento das artérias. Este é o resultado de um estudo norte-americano apresentado no encontro anual da Sociedade Norte-americana da Menopausa.

Cientistas da Universidade de Pittsburgh acompanharam 225 mulheres com pouco mais de 40 e menos de 50 anos nesse estudo. No início do estudo, nenhuma participante foi diagnosticada com doença cardiovascular. Depois de um acompanhamento máximo de nove anos, as participantes apresentaram acúmulo de placa nas artérias.

O estudo revelou que níveis elevados de HDL durante a menopausa estavam associados ao aumento da aterosclerose.  Na verdade o bom colesterol (HDL) é encontrado em varias formas, sendo que algumas delas promovem a aterosclerose. Esses achados sugerem que o tipo de HDL pode se modificar na transição da menopausa, e tornando, portanto ineficaz o beneficio que o HDL proporcionava, disse o autor do estudo Samar Khoudary.

A hipótese dos pesquisadores é que as alterações hormonais podem estar associadas às alterações do tipo de colesterol HDL. Esta é uma das Menopausa e colesterol – novidades.

Este é um alerta importante para acompanharmos e medicarmos os níveis de colesterol na transição para a menopausa e após a sua instalação.

Menopausa e colesterol novidades
Menopausa e colesterol – novidades

 

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH