Medicamento para perder peso – atualização



Medicamento para perder peso – atualização

Medicamentos anti obesidade- atualização

 Medicamentos para perder peso – Passado

Se você não consegue manter o peso desejado procure ajuda. O excesso de peso é doença grave e cronica e deve ser tratado e respeitado com tal. Veja quantas alternativas medicamentosa existem. Procure um profissional que tenha este conhecimento.

Resolvi escrever sobre as alternativas em medicamentos para perder peso  pelo fato de que anteriormente a dezembro de 2011 usávamos no Brasil os anoréticos: Anfepramona (dietilpropiona), fenproporex, mazindol e sibutramina. Devido a vícios da nossa legislação todas as anfepramonas continham 75 mg; o fenproporex só era encontrado na dosagem de 25 mg; o mazindol também apresentava uma só dosagem. Esta foi a causa da “ma fama” destes excelentes medicamentos.

Solução para os efeitos colaterais

Esta característica de apresentar todas as medicações de todos os laboratórios com uma mesma dosagem foi o que provocava nervoso, ansiedade, insônia, etc. efeitos colaterais muito desagradáveis pela impossibilidade do medico acertar a dosagem ao paciente. Este foi o fato que provocou o incremento das farmácias de manipulação pois era a única forma de se adequar a medicação ao paciente.

Finalmente

Foi liberado pelo congresso com sanção presidencial a comercialização dos anorexígenos que haviam sido proibidos pela Anvisa em 2011. Eles são a anfepramona ( dietilpropiona ) que tem sua venda permitida em vários países inclusive nos Estados Unidos no qual é o campeão de vendas, em medicamentos para emagrecer, há mais de 50 anos; o fenproporex que somente foi liberado no Brasil e o mazindol. Existem outros anoréticos que são vendidos livremente em outros países e aqui nunca tiveram sua comercialização autorizada sendo o mais famoso deles a fentermina que faz parte de varias formulações no mercado americano.

Estes medicamentos são vendidas em outros países isoladas como aqui ou em combinação com outros fármacos que ou potencializam a sua ação ou diminuem seus efeitos colaterais, mas novamente a nossa legislação impede estas combinações.

Medicamentos para emagrecer – Presente

Após a data acima a Anvisa passou a permitir, para o tratamento da obesidade, apenas a  prescrição da sibutramina, que também só se apresenta em duas dosagens 15 mg ou 10 mg.  A sibutramina, em minha opinião, não é um anorético efetivo para muitas pessoas. A sibutramina está na classe dos sacietógenos – que produzem saciedade  ou seja faz o paciente ficar satisfeito com volume menor de alimento, mas não diminuem a fome. alem de fazer com que comamos menos por aumentar a saciedade ela aumenta o metabolismo, queimando mais calorias. O ultimo lançamento, aqui no Brasil, foi o CONTRAVE que é uma associação da buropiona com o naltrexano-liberada ha já 8 anos nos Estos Unidos. temos tido um bom efeirto na diminuição do apetite Hedonico ( por gula).

Mais recentemente temos utilizado, principalmente quando a causa do excesso de peso é a compulsão, o venvanse (que é o dimesilato de lisdexanfetamina) que é um derivado da anfetamina que se encontra no mercado com apresentações de 30, 50 e 70 mg. É um medicamento muito mais potente no efeito anorético e com poucos efeitos colaterais. É prescrito praticamente só por neurologistas e endocrinologistas que foram as especialidades que adquiriram pratica na sua utilização.

Medicamento para perder peso – atualização

A  necessidade de perder peso é cada vez mais frequente na nossa sociedade. A obesidade  e mesmo o sobrepeso é uma doença crônica e grave. Crônica porque o tratamento deve ser continuo. E grave, pois aumenta o risco de diabetes, hipertensão arterial, aumento do colesterol e aumenta também, a frequência de infartos e derrames.

Em razão das poucas alternativas para o seu tratamento, no mundo todo, os médicos passaram a utilizar, mais intensamente, medicamentos que apresentavam como “efeito colateral” a perda de peso ou a diminuição do apetite.

“Off Label” – Medicamento para perder peso – atualização

Quando se usa um medicamento sem que esta indicação conste em bula está se usando “off label” e é este o caso de vários medicamentos. Este é um fenômeno comum em todas as áreas da medicina.

Um deles é  a bupropiona, que é um antidepressivo, que proporciona mais disposição e sensação de bem estar, além de diminuir a fome. É bastante utilizado no tratamento do tabagismo.

Outro muito prescrito é o topiramato, que é um estabilizador de humor, usado para tratar enxaquecas, ansiedade, crises de pânico. Tem apresentado excelente resposta na perda de peso. Este medicamento já é utilizado para auxiliar a perda de peso, há mais de 15 anos. Faz parte de vários medicamentos americanos usados no tratamento da obesidade. Alem de diminuir a ingestão alimentar aumenta o gasto calórico. É o tratamento de escolha para a compulsão alimentar.

Assim como da “victoza”  que é um hormônio sintético, para regular a glicemia de diabéticos e que tem proporcionado grandes perdas de peso para praticamente 75% dos pacientes que a utilizaram com este objetivo. Utilizado também por cardiologista para diminuir o risco de infarto e derrames cerebrais em pacientes com risco aumentado de sofrerem estes eventos.

Atualmente este medicamento foi lançado como ” saxenda”, para tratamento do excesso de peso e está apresentando excelentes resultados. Está sendo preconizado também para manutenção do peso nos pacientes que já atingiram o peso desejado. Diminui a ingestão alimentar, diminui a gordura abdominal , acelera o gasto calórico, nos protege do diabetes, do infarto e do derrame cerebral. Outra droga liberada e que é aplicada em injeções sub cutâneas semanais e está apresentando ótimo resultado é o ozempic.

A naltrexona  também é uma droga interessante e tem colaborado para que muitos pacientes percam peso. É utilizado no tratamento do alcoolismo.

No exterior houve o lançamento de combinações como a bupropiona e a naltrexona, em varias dosagens e o topiramato e a fentermina ( que não está autorizada em nosso pais).

Compulsão alimentar, fome à noite ou alterações na flora intestinal podem ser os grandes vilões da obesidade.
>> Baixe grátis o e-ebook e saiba mais AQUI! <<

Ebook Causas Não Alimentares da Obesidade

Outras abordagens

Há ainda outras abordagens. Por exemplo, ao tratarmos para perder peso, dos sintomas da depressão, da ansiedade e da compulsão conseguimos resultados muito bons. Há ainda, outras patologias do sistema nervoso, que são objeto de atenção e intervenção no tratamento desta patologia. alguns destes medicamentos são excelentes para diminuir a fome noturna.

Mais Medicamento para perder peso – Exemplos

A utilização da sertralina, na dose certa, para portadores da síndrome do comer noturno tem apresentado resultados espetaculares.

A administração do topiramato para os portadores de quadro compulsivo alimentar também tem tido excelentes resultados.

Além disso, a abordagem correta destes quadros favorece o paciente na sua capacidade de fazer a dieta sem tantas interrupções, que são as “quebras do regime”.

O orlistate, uma molécula, que impede que trinta por cento das gorduras ingeridas sejam absorvidas também tem sua utilidade no tratamento da obesidade. Já esteve muito “na moda” atualmente é menos utilizada, mas é efetiva e eficiente. pode ajudar pacientes que ficam com o intestino preso ao diminuírem o volume alimentar.

Há também, agora, uma classe de medicamentos os inibidores de  SLG2 , que promovem a eliminação de açúcar pela urina e tem se mostrado alguma ajuda no tratamento do excesso de peso. Ao urinar os açucares ingeridos nós não podemos armazena-los ou utiliza-los.

Não lute sozinho !

Se você não consegue manter o peso desejado procure ajuda. O excesso de peso é doença grave e cronica e deve ser tratado e respeitado com tal. veja quantas alternativas medicamentosa existem. Procure um profissional que tenha este conhecimento

Não tome medicamentos sem acompanhamento médico principalmente para situações que você deve toma-los por longo tempo.

No site www. drjoffre. com.br você encontrará mais dois artigos que valem a pena serem lidos: “como eu vejo o tratamento da obesidade” e “porque você não consegue fazer a dieta”.

Dr.Joffre Nogueira Filho
(11) 3885-5066

Obesidade não é falta de caráter, é doença!
>> Garanta AQUI o seu e-book gratuitamente! <<

 

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH