Ibuprofeno não trata resfriados

Ibuprofeno é um anti-inflamatório vendido como antitérmico e analgésico e que deve ser tomado só com a indicação correta.

Tem sido utilizado para diminuir a sintomatologia do resfriado e um estudo britânico revelou que isso pode ajudar muito pouco. De acordo com o “BMJ”, nem o ibuprofeno, nem uma associação de ibuprofeno e paracetamol proporcionaram vantagens para o paciente.

O estudo conduzido pela Universidade de Southampton incluiu 899 pacientes que haviam consultado seus clínicos gerais devido a infecções respiratórias. Eles foram tratados com paracetamol, ibuprofeno ou associações dos dois medicamentos. Alguns foram orientados a fazer inalações com vapor.

Essas provaram ser totalmente ineficazes, de acordo com os pesquisadores. O ibuprofeno ajudou as crianças e as pessoas com infecções no tórax, mas, comparado ao paracetamol, não trouxe melhora para os resfriados e dores de garganta.

Até o contrário: 50% a 70% dos participantes voltaram a consultar seus médicos dali a um mês devido à piora ou a novos sintomas. Segundo os pesquisadores isso pode ter a ver com o fato de que o ibuprofeno é um agente anti-inflamatório e é possível que a droga esteja interferindo com uma parte importante da resposta imunológica.

Apesar do fato de que é preciso ter cautela, pois os resultados foram surpreendentes, – os autores recomendam que neste momento saibamos que- o ibuprofeno não trata resfriados.