Hipogonadismo masculino – diagnóstico cada vez mais frequente

O hipogonadismo masculino é uma síndrome clínica que decorre da incapacidade de produzir concentrações fisiológicas de testosterona, quantidades normais de esperma ou ambos.

Causas do hipogonadismo masculino

O hipogonadismo pode surgir por doença testicular (hipogonadismo primário) ou disfunção da unidade hipotálamo-pituitária (hipogonadismo secundário). Pode tambem ser decorrente da idade, quado é chamada de andropausa.

As manifestações clínicas variam, dependendo do tempo de início da deficiência androgênica, do fato de o defeito estar na produção de testosterona ou na espermatogênese, de fatores genéticos associados ou do histórico de terapia androgênica.

O diagnóstico clínico do hipogonadismo é feito com base em sinais e sintomas consistentes com deficiência de androgênica e baixa concentração matinal de testosterona no soro em várias ocasiões.

Sintomas do hipogonadismo masculino

Os sinais na esfera sexual são diminuição na frequência da ereção matinal, diminuição da libido e diminuição na QUALIDADE da ereção.

Na esfera não genital os sintomas  são: falta de energia, redução da força muscular, perda de altura, diminuição da alegria de viver,ficar triste ou “rabugento” com frequência, diminuição das capacidades esportivas, sonolência após o jantar e piora no desempenho profissional.

Hipogonadismo masculino – tratamento

andropausa - tratamento necessário
Hipogonadismo masculino – diagnóstico cada vez mais frequente

Várias terapias de reposição de testosterona já foram aprovadas para tratamento e devem ser escolhidas de acordo com a preferência do paciente. deve se levar em conta também o custo, disponibilidade e propriedades específicas da formulação.

Os resultados são bons e ocorrem rapidamente. se bem indicado e orientado não há contra indicações ou efeitos colaterais.  A continuidade do tratamento melhora todos os sintomas, a qualidade de vida e diminui o risco de doenças cardiovasculares prolongando significativamente a longevidade.

Por esta razão o tratamento deve ser monitorado quanto aos benefícios e aos efeitos adversos. leia neste site andropausa um tratamento necessário.