hipertensao-na-terceira-idade-e-excesso-de-sono-qual-a-relacao.j

Hipertensão na terceira idade e excesso de sono: qual a relação?

hipertensao-na-terceira-idade-e-excesso-de-sono-qual-a-relacao.j

 

Hipertensão na terceira idade e excesso de sono: qual a relação?

A hipertensão é uma doença crônica comum na terceira idade provocada por uma série de fatores como obesidade e genética. Em alguns casos, no entanto, dormir pouco e sentir muito sono durante o dia também pode estar relacionada como o aumento da pressão arterial, colocando em risco o funcionamento de todo o corpo.

Quer entender mais sobre hipertensão e excesso de sono? É só continuar lendo o nosso post!

O que é hipertensão?

Hipertensão arterial (ou pressão alta) é o nome dado à doença que se caracteriza por um aumento nos níveis pressóricos do sangue dentro dos vasos, definida como uma pressão maior que 140x 90 mm de Hg em mais de uma medida.

Ao longo dos anos, essa pressão excessiva provoca danos às paredes dos vasos sanguíneos e aumento o risco de infarto, falência renal, derrame, cegueira,

Quais os fatores de risco para a hipertensão?

  • idade;
  • afrodescendência;
  • fatores genéticos;
  • dieta com excesso de sal, gordura ou bebidas alcoólicas;
  • estrese;
  • sedentarismo;
  • tabagismo;
  • obesidade;
  • apneia do sono;
  • outros distúrbios do sono.

Por que o sono é tão importante para a saúde?

O período de sono é fundamental para um bom equilíbrio do organismo. É nesse horário que os hormônios de crescimento e a melatonina, entre outros, são liberados. É o período em que varias substâncias que fortalecem o sistema imune na hora do combate a infecções são produzidas, a memória definitiva é formada. É também o momento em que o metabolismo é controlado e a pressão arterial cai, permitindo que o coração e os vasos também descansem.

Se ao invés de ter uma noite tranquila e relaxante, o indivíduo sofre de insônia ou apneia do sono, todos esses processos não ocorrem e a chance da hipertensão e de outras doenças surgirem é maior.  Muitas vezes o individuo não sabe que tem apneia do sono e o único sintoma percebido é muito sono durante o dia.

Qual a relação entre hipertensão e excesso de sono?

Dormir menos de 6 horas por noite, ter um sono leve, acordar diversas vezes à noite e ter crises de apneia do sono são alguns dos fatores que associam o sono com a pressão alta.

Em geral, o que acontece é que a pressão durante o dia e a realização de atividades é mais alta do que quando o corpo está descansando, o que faz com que a pressão já fique naturalmente mais alta em quem dorme pouco ou sofre de insônia.

No caso da apneia, o processo é ainda mais perigoso por que a interrupção da respiração é seguida por uma liberação de adrenalina e substâncias inflamatórias que deixa o sono mais leve e faz com que o indivíduo tenha uma inspiração forçada mas também acelera o coração e aumenta a pressão arterial.

Já existem pesquisas nessa área?

A descoberta dessa relação do sono com a pressão alta ainda é recente, mas algumas pesquisas já foram feitas e comprovam essa associação:

Uma pesquisa da Harvard Medical School, por exemplo, mostrou que o risco de pressão alta é maior em homens que tinham períodos mais curtos de sono profundo durante a noite, mesmo quando o número total de horas dormidas era o mesmo.

Já a apneia do sono foi identificada como um fator de risco para hipertensão resistente e de difícil controle num estudo brasileiro que descobriu que 64% das pessoas que não conseguem controlar a pressão com a medicação apresentam também apneia do sono.

Isso significa que uma melhora no sono pode reduzir a pressão?

Exatamente! Garantir uma boa noite de sono com o tratamento da insônia e da apneia do sono faz com que a pressão arterial se reduza. O descanso e a redução do estresse somados à disposição extra para a realização de exercícios físicos no dia seguinte pode fazer ainda com que a medicação hipertensiva nem seja mais necessária para alguns pacientes.

Entendeu a relação entre hipertensão e excesso de sono? Siga a nossa página no Linkedin, no Facebook e no Google Plus para ficar de olho nas próximas publicações.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH