Hipertensão arterial – consequência nos rins

A hipertensão arterial assim como a diabetes são responsáveis por até 60 % dos casos de doença renal crônica. Silenciosa, a doença crônica dos rins não apresenta sintomas do seu desenvolvimento. As demais causas são referentes a problemas genéticos, inflamações, aterosclerose, disfunções hormonais ou fatores ainda desconhecidos. Quando identificadas precocemente, elas reduzem a complicação da doença e facilitam o tratamento.

Frequência

Aproximadamente 15% dos brasileiros apresentam problemas renais e 70% deles não sabem do diagnóstico. Isto acontece devido à ausência de sintomas no estágio inicial da doença, que só se manifesta quando está instalada e já compromete 80% dos rins.

No mundo, as doenças do rim afetam um terço da população e um levantamento realizado em 2004 pela Sociedade Brasileira de Nefrologia mostra 3,2 mil pacientes renais só no estado do Paraná.

Sintomas

Para identificar o problema renal, as pessoas precisam ficar atentas a sintomas como: inchaços (edemas) principalmente no rosto, alteração na coloração da urina e frequência urinária. Outras alterações são ardência para urinar, tonturas, enjoos, mal estar geral, fraqueza e anemia. As principais formas de evitar o desenvolvimento da doença são a medida periódica dos níveis da pressão arterial e exames que medem a glicemia, o nível de creatinina, a eliminação pela urina de proteínas. estilo devida com alimentação saudável, controle do peso e prática de exercícios físicos. O tratamento da insuficiência renal grave é feito a partir de medicamentos ou pela diálise e transplante, que comprometem a qualidade de vida reforçando a necessidade de diagnóstico precoce.

A hipertensão prejudica o funcionamento dos rins por alterar a qualidade dos vasos sanguíneos do órgão, tornando-os mais espessos e rígidos, o que torna a função renal insuficiente, podendo chegar à insuficiência total. A insuficiência renal inibe a filtragem dos elementos prejudiciais ao corpo, que sobrecarrega o coração e consequentemente interfere na pressão arterial, como em um ciclo que pode resultar na morte por doença cardiovascular.

Entre as varias drogas que se usa para tratar a pressão arterial existem as que nos protegem do diabetes, as que não engordam, e que não tem efeito deletério na libido e/ou potencia.

Muitas vezes a causa da hipertensão é renal e em alguns casos são passível de cura.

Esta é a razão que o hipertenso deve procurar um profissional que esteja habilitado a trata-lo. É importante que o tratamento seja adequado ao seu organismo.

Nós na clinica estamos apto e a sua disposição.

Dr. Joffre     3885 5066