Exercícios reduzem o risco de câncer de mama

Exercícios reduzem o risco de câncer de mama

Segundo um estudo francês publicado em “Cancer Epidemiology, Biomarkers &Prevention” –

Atividade física reduz o risco de câncer de mama
Exercício reduz o risco de câncer de mama

Pesquisadores franceses analisaram dados obtidos de questionários bienais respondidos por 59.308 mulheres na pós-menopausa e que foram admitidas no estudo europeu de investigação prospectiva do câncer e da nutrição. A duração média de acompanhamento foi de 8,5 anos, durante os quais 2.155 das mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama invasivo primário.

O estudo revelou que as mulheres que nos quatro anos anteriores ao estudo se submeteram à atividade física equivalente a quatro horas de caminhada ou duas horas de bicicleta por semana tiveram uma redução de 10 por cento de risco de câncer de mama invasivo em comparação com mulheres menos ativas. Mulheres que tiveram esses níveis de atividade física entre cinco e nove anos antes, mas foram menos ativas nos quatro anos finais antes da coleta de dados, não apresentaram diminuição do risco de câncer de mama invasivo.

Os efeitos benéficos de atividade física regular foram independentes do índice de massa corporal, ganho de peso, circunferência da cintura e do nível de atividade de cinco a nove anos antes.

O equivalente de exercícios, por semana, corresponde a quatro horas de caminhada por semana ou bicicleta ou outros esportes durante duas horas por semana, e é compatível com as recomendações do Fundo Mundial para a Pesquisa do Câncer que recomenda pelo menos 30 minutos de caminhada por dia, afirmou a autora Agnès Fournier. “Descobrimos que a atividade física recreativa, mesmo com pouca intensidade, parecia causar um rápido impacto no risco de câncer de mama. No entanto, detectamos que a diminuição no risco do câncer de mama associado à atividade física foi reduzida com a interrupção da atividade”. Praticamente a atividade física protege deste mal na época em que se estiver fazendo a atividade muscular, não protege a posteriori.

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH